Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » novidades
Novidades
 
seta I SALONI
Conhecido como Feira de Milão , é o evento mais importante do mundo no quesito MOBILIÁRIO. Há alguns anos que os destaques flutuam entre dois séculos de Design : os importantes ícones de meados do séc.XX e as inovadoras soluções para os espaços compactos do séc.XXI: mesinhas e pufes , pequenas cadeiras de balanço com novas funções, tramas diversas que dão leveza aos móveis.
   
 
seta Dancing
O método de Ohad Naharin, coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva de Israel é analisado em premiado filme de Tomer Heymann: Mr.Gaga. Também no circuito, Argentina, do espanhol Carlos Saura , especialista no tema.

Recentemente foi comprovado cientificamente que a DANÇA é o melhor exercício para evitar o envelhecimento cerebral. Não à toa, sempre amei, a ponto de batizar uma linha inteira de mobiliário´- a Dancin’Days !

Le Grand Palais c’est tout!
Desde sua reabertura da exposição Mélancolie em 2005, o Grand Palais de Paris vem ampliando suas áreas de atuação, sempre com grandiosos eventos:
   
 
seta Os cem anos da morte de Rodin são celebrados com esculturas famosas como “O beijo” ou outros trabalhos comparativos de seus seguidores. No entanto, pouco se fala de Camille Claudel, com obras-primas tocantes como La Suppliante (quando foi internada no hospício e lá ficou 30 anos até sua morte) ou A Onda, homenagem ao ilustre japonês Hokusai.
   
 
seta Karl Lagerfeld ameaça sair da Chanel , mas para o outono-inverno 2017, desfilou no Palácio, com direito a nave espacial levantando voo. Mochilas prateadas numa coleção denominada Gabrielle (nome verdadeiro da estilista) é o novo must have.
   
 
seta Em Estocolmo e Oslo o cobre (re)cobre tudo: de luminárias de Tom Dixon aos revestimentos metálicos de pilares.
Acho chique este tom caliente tanto que já o utilizo há muuuito tempo: deem uma olhada nos detalhes dos armários do Gazebo culinário ou na torneira e pastilhas deste lavabo.
   
 
seta Cores da Escandinávia? Os pasteis deliciosos como azul serenity e o rosa quartzo, eleitas pela PANTONE 2016. Não resisti às espátulas de plástico, os guardanapos de papel com miúdas estampas geométricas e nem aos porta-salgadinhos encaixáveis de alumínio.
   
 
seta Nossa mesa Alexis possui o gavetão nesse tom rosáceo e o azul, ah... não tem como não nos reportarmos à Noronha e Santorini . Mas, para quem pensa que nos o tom se usa nos ambientes praianos, reparem só o ar do campo que proporcionam também.
   
 
seta As Olimpíadas se aproximam dia a dia e, com isso, nossa LINHA OLÍMPICA , desenhada em homenagem aos esportes que mais curto, tornam-se cada dia mais IN.
Lançada na Art Rio 2015, vocês podem conhecer esses móveis personally, visitando nosso STUDIO .
De segunda à sexta, das 14:00h às 19:00h e sábados das 10:00h às 14:00h. Ou agendem uma visita em qualquer outro horário, que atenderei personally too!


ENTRE DOIS SÉCULOS DE DESIGN é o novo artigo que representa bem toda a bagagem que estamos trazendo do séc. XX para o XXI, sempre presente no compasso da Fiera di Milano 2015.
   
 
seta Dia 5 começam dois importantes ATP 500 em quadra ‘hard’: Japan Open (Tóquio) e China Open (Pequim)
Sobre PEQUIM leiam: tradição,ruptura , e modernidade.
   
 
seta Angela Merkel é hoje considerada a mulher mais poderosa do planeta pela sua liderança no quesito dos imigrantes. Com isso, está redimindo a Alemanha perante o mundo. Leiam Janelas de Berlim
e Fortaleza das Sensações
para entenderem a força desse país.


   
 
seta No início de novembro, pelo terceiro ano consecutivo, ocorreu a SEMANA DESIGN RIO. Uma das principais inspirações tem sido a ARQUITETURA (OBA!).
No nosso site o que não faltam são textos antenados, mas podemos resumir num, sobre as TENDÊNCIAS nestas áreas.


Novidades fresquinhas from “New York, New York” (Ah, Frank!):
Novo Whitney Museum super bem implantado pelo camaleônico Renzo Piano no Meatpacking District, bem ao lado da High Line .


Estamos modificando o conteúdo do nosso site, para depois revitalizarmos o visual. Demos destaque para a parte de VENDAS, já que agora temos um novo STUDIO com Showroom, bem no coração de COPACABANA
   
 
seta Na “Revista de Domingo”, destaque para a moda da década de 20, considerada atemporal. Concordo, é só lembrar todo o período Art Déco (1925-40) que influencia o mundo até hoje. Meu Closet Masculino e Rouparia do Casal são bons exemplos.
   
 
seta Muita gente confunde o Déco com o Art Nouveau, de princípios do séc XX. Mas ao contrário da geometria do primeiro, é inspirado na natureza, com curvas acentuadas. Grandes exemplos em Bruxelas , Praga ou até mesmo diferenciado em Gaudí . E eu, claro também sofri influência ao projetar o Gazebo Culinário .
   
 
seta Nas embalagens, a moda é a inspiração VINTAGE . E por que não no mobiliário?

No caderno ELA, uma revisão do design brasileiro. Tem alguém mais importante (até hoje) do que TENREIRO ? Que sorte a minha tê-lo tido como mestre e amigo.
   
 
seta E depois da FLIP 2015, que tal escolher (re)cantos para ler e relaxar com os livros comprados?

Dizem que POESIA é a forma mais antiestresse de literatura. Que tal uma dobradinha com a ARTE? Conheçam o nosso casal 20.
   
 
seta Filas imensas para apreciar Picasso, Dali e Miró no CCBB. Espanha , OLÉ!

E por falar nesses artistas, que tal conhecer os Diseños de Gaudí?
   
 
seta Multifuncionais e lúdicos, grandes estrelas das novidades europeias!

Inauguramos uma nova seção em DICAS: Móveis & Cia com três textos inéditos que fazem ref(v)erência à Feira de Milão 2015 Fervendo: Verso-reverso , Tramando... e PUFF !
   
 
seta Estátuas de todos os tipos se espalham pelo Rio. Gosto da ideia, principalmente as que exibem humor, como encontramos no Leste Europeu: Praga , Budapeste , Cracóvia e BRATISLAVA , a mais lúdica.

Mesmo antes de retornar ao Brasil, “O Globo” fez uma entrevista comigo sobre a MILAN FAIR 2015. Espreitem o que ‘rola’ nas mentes dos designers que lançam as tendências mundiais.

   
 
seta “Segunda chance” é o novo filme da diretora dinamarquesa Suzanne Bier, que estreia esta semana. Assim como seu compatriota Lars Von Trier, também foi vencedora do Oscar de Melhor filme estrangeiro (2011,“Em um mundo melhor”).
Sabe quando a gente gosta de um ator ou diretor e vê TUDO que ele produz? Essa sou eu quando a origem é a DINAMARCA E SUAS SÉRIES. Descubram porquê.


Drinking at Home
Desde os anos 50 os bares caseiros passaram a participar do way of life. Várias mudanças e evoluções surgiram nessas décadas e hoje os minibares RETRÔS são o novo must!


Redondinhos...
...e giratórios! Conheçam esses novos móveis de madeira ripada práticos e atraentes.



   
 
seta Eterno Retorno
Termos como Boho Chic, Folk e Clean voltaram à tona. Entendam seus princípios.
   
 
seta Nem todas as Big Stars arquitetônicas estão fazendo bonito: Frank Gehry, que havia me decepcionado em Dusseldorf, se redimiu por completo, criando, talvez, sua obra mais sensacional. Em pleno Bois de Boulogne à Paris , surge, imponente, a FONDATION LOUIS VUITTON. Espaços amplos, complexa arquitetura de vidro, aço e madeira cercado de verde, é uma explosão de emoções através de obras-primas da nova exposição “Les clefs d’une passion”. Entre elas “O Grito” do Munch e “A dança” de Matisse.


Alexander McQueen, o polêmico estilista britânico, agora expõe em Londres . Tive o privilégio de assistir a mesma montagem no Metropolitan em 2011, com fila gigantesca, música operística e montagem com iluminação dramática arrebatadoras!
   
 
seta Enquanto ouvimos o batuque das panelas que protestam contra o nosso governo, vou começar a rufar meus tambores, já pensando na próxima Feira de MILÃO
em abril.
Bem, como sempre, um pitstop em
PARIS, para conferir as novíssimas “Fondation Louis Vuitton” by Frank Gehry
(nov.2014) e a “Philharmonie” (à la Villette) projetada por Jean Nouvel , concluída em janeiro.
   
 
seta O BOLSO na Alta Costura
Segundo Beatriz Novaes, nossa consultora de moda, os bolsos embutidos voltaram à tona, porém... nos vestidos de gala da Haute Couture.
Atitude poderosa? Descubram na nossa primeira DICA de Estilo do ano!

EXCESSOS arquitetônicos?
No nosso primeiro ARTIGO 2015 sobre Arquitetura, farei algo incomum no site: uma crítica a três grandes ícones - Libeskind, Gehry e Nouvel - pelo exagero de detalhes/materiais utilizados em obras recentes nas duas cidades que visitei em dezembro: NY e DÜSSELDORF. Quem discorda?


   
 
seta A COR de 2015
A PANTONE elegeu o MARSALA (vinho escuro amarronzado) como o tom IT 2015. Acho que ficará ótimo na maquiagem, acessórios, roupas e décor.

Mas o melhor mesmo é degustar um bom vinho desta cidade. No nosso primeiro BIG BLOG de 2015 descrevemos as características e dicas de harmonizações provenientes deste vinho siciliano. Tim-tim!


   
 
seta
   
 
seta E por falar em estampas...
Na Moda, apostem nelas: as grades gráficas (amei, AMO Kate Spade – bolsa ‘combinandinha’ com o dress); as listras (Carolina Herrera imbatível com suas organzas sobrepostas e assimetrias) ou o mix delas com florais (Oscar de la Renta misturou flores delicadas com poás), lindos quando aquarelados (ponto para Tory Burch); but mainly, notem o clássico repaginado, com folhagens e arabescos.
Já no Design, que tal curtirem impressões digitalizadas?
   
 
seta Tudo AZUL?
Bola da vez na cartela pantone 2014 e com infinidade de tons, a cor invade os tecidos de Tricia, os interiores e ainda deixa um ar de campo na sua casa. Prioritário na Turquia, marca presença constante em Santorini, o que me inspirou o Studio de Adolescentes.


Clássicos cinematográficos
A alta costura parisiense desfilou luxo de bordados e rendas para 2014 em negros, brancos e nudes: Valentino reinou com Elizabeth 1ª (1533/1603, filha de Henrique VIII e Ana Bolena); Frank Jorbier inspirou-se no seriado Downton Abbey enquanto Elie Saab no filme Great Gatsby, ambos situados por volta de 1920. E no Brasil, o que acontecia nessa década de integração das Ates?
   
 
seta Futuro x Passado
Sempre gostei de tudo relacionado ao Japão desde universitária , quando fui visitar in loco as obras do meu ídolo Kenzo Tange. Assistindo um programa na Globosat, ficou claro o interessante contraste existente neste país – avançados ao extremo na robótica ou na chamada Arquitetura da Moda, mas ainda crédulo em suas tradições com jovens aspirando um posto de gueixa.
   
 
seta Haute-couture em voga novamente, puxado (claro!) pelo craque Karl Lagerfeld, da Chanel , inspirado nos projetos do arquiteto-pai do modernismo, Le Corbusier. Raf Simons (designer de mobiliário, eleito diretor criativo da Dior em 2012) foi logo atrás, relendo a tradicional grife. O belga substituiu John Galliano - após suas conturbadas declarações de amor à Hitler - mas a loja mais poderosa da grife ainda é a de Tóquio , inspirada num dos seus famosos trajes de festa.


Pela primeira vez a ART RIO este ano abriu um armazém para o que foi chamado de IDA (International Design Art), nova modalidade já em voga em outros países. Fiquei orgulhosa por ser um dos 20 studios selecionados e, além dos meus móveis, ganhei reedições exclusivas de poltronas da inesquecível Janete Costa e da minha querida Aida Boal,
com quem tive o prazer de dividir um espaço no Morar + 2010.

   
 
seta Forever Young
Sempre gostei de projetos infantis. Na déc.80 inaugurei a PRISMA 3 em Ipanema, depois de desenhar uma premiada linha de móveis evolutivos. Para comemorar o Dia das Crianças, conheçam nossos projetos de quartos para a garotada e leiam sobre espaços para Dormir , Estudar e Brincar .


Ora 'Bolinhas'
A artista Yayoi Kusama vai expor no CCBB. Lembrei-me que conheci seu trabalho em Paris, quando comecei a notar as vitrines instigantes da Louis Vuitton.
   
 
seta Always Chic
A British Tricia Guild esteve no Rio para lançar sua nova coleção de tecidos na Beraldin. Em veludos e voiles estampados que brindam (brincam?) a nobreza , destacam-se os degradés e tonalidades azuladas.
   
 
seta Acabei de chegar da Espanha. Além de volver à Barcelona de Gaudí, conheci a bela Zaragoza (próxima à Madri) e a simpática Figueres, pertinho da França. Entre les deux, Girona, onde visitei "El Celler de Can Roca", eleito esse ano em Londres o melhor restaurante do mundo, que há 3 anos premiava o "Noma" de Copenhague.

AU, AU, AU
Recomendo o filme "MATO SEM CACHORRO" para quem quiser dar boas gargalhada. André Pereira, 26 anos, co-produziu e roteirizou esse seu primeiro longa. Trabalha na área desde os 15 anos, mas ainda adolescente me pediu um quarto 'de cinema' . (Ad)mirem!
   
 
seta A sustentável leveza da LUZ
Em maio o mundo comemorou os 70 anos do craque luminotécnico americano James Turrell . Aqui no site o que não faltam são artigos que abordam iluminação, tanto da luz natural , quanto dos econômicos LEDs , itens importantes quando falamos do assunto do momento: sustentabilidade .
   
 
seta MEXAM-SE!
Agora, o tema também é utilizado para arquitetura mutante como o novo teatro SHED (red!) em Londres . Itinerante sempre foi o qualificativo dos museus-containers do arquiteto japonês Shigeru Ban (selecionado como um dos doze integrantes asiáticos para participar da belíssima Commune by the Great Wall), que os utiliza para as instalações de Gregory Colbert.
   
 
seta Tá tudo ‘embolado’
Yayoi Kusama é uma artista japonesa obcecada por bolinhas (adoro!), que, recentemente, projetou vitrines e acessórios para a LOUIS VUITTON . Agora a ótima nova-iorquina Kate Spade (com flagships nos Shoppings Leblon e Villagemall- lindo!) também propõe coleção ‘embolotada’ para o seu outono-inverno 2013. Pena que os preços são inacessíveis para mim, que só consegui comprar óculos escuros – bicolor, mas sem bolinhas(!).







   
 
seta Mundo Japa
Yayoi Kusama, Takashi Muramaki e Hirohiko Araki são nomes em alta na alta Moda – os novos contratados da LOUIS VUITTON e GUCCI influenciam Ocidente também.


I SALONI dita!
Pós Feira de Milão, novos paradoxos importantes vêm à tona, o que muito curti, pois foram sempre premissas por mim utilizadas: versatilidade
e modulação componível (gerando customização),além das releituras , todas tendências que já vinham ganhando espaço há algum tempo.
   
 
seta Com o sucesso da inauguração do MAR (Museu de Arte do Rio - atenção à outra loja da Novo Desenho que só existia no MAM), os novos projetos do Cais do Porto são a ‘bola da vez’ das conversas arquitetônicas. A cidade vai mudar bastante seu traçado, perfil e novos ÍCONES vão surgir, muitos deles desenhados por arquitetos internacionais. Eu sou favorável, como dei depoimento para revista italiana ddn, numa Special Brazil Edition.


Mobiliário RETRÔ
Em fevereiro, tanto nas Feiras tecnológicas internacionais como em Berlim, quanto as nacionais de mobiliário em São Paulo, o aspecto “Retrô” esteve em alta. E vocês sabem o que significa essa palavra dentro do contexto de design, além de todos os outros “REs” (RElooké, REdesign, REvival, Reedição, Restauração...)? Descubram!
   
 
seta RETRÔ na Construção
E parece que não são apenas os móveis que entraram nessa onda. A simpatia por lembranças do passado nos remete a uma nostalgia romântica, que, ao mesmo tempo, se preocupa com a degeneração do planeta. E SUSTENTABILIDADE passou a ser o assunto do momento e tudo que não inclui este item está OUT. Portanto, tanto as edificações , quanto os interiores sustentáveis, estão IN!
   
 
seta JAPÃO é o NU-LUX!
Depois do meu queridinho Tadao Ando ganhar o prêmio Pritzker , agora é a vez de outro Darling nipônico: TOYO ITO .


Verão sorridente
Kim Ki-duk e Park Chan-wook são meus diretores sul-coreanos favoritos (conheçam alguns dos seus filmes em “Oriente-se” ). Agora veio juntar-se à dupla Hong Sang-soo, autor de ”Hahaha” ("Verão, verão, verão"), vencedor da mostra Um Certain Regard. Vale a penas rir neste calorão!


SCI-FI
O Japão está em alta: Louis Vuitton e Gucci, marcas clássicas do reino da Moda, renderam-se aos seus encantos e fizeram parceria com artistas japoneses nada tradicionais.
Mangás e Animes são novas formas de ARTE très chic e a FICÇÂO CIENTÍFICA sua marca registrada. Integrem-se neste universo mágico!
   
 
seta Ipanema (IN)crível!
O premiado Edifício à Rua Alberto de Campos 250 está com o terceiro andar para alugar. Vejam fotos e filme deste apartamento com vista para a Lagoa. Contatos pelo tel (21)38133194.


   
 
seta Gavetas seriadas
No ELA, destaque para gaveteiros. Meu melhor projeto nesta linha são as cristaleiras Kike e Mari.


Mulheres seriadas
Sempre fui fascinada pelo design nórdico, a ponto de ir até Copenhague entrevistar Nanna Ditzel, sua grande dame. Agora ando apaixonada por outras produções dinamarquesas: os seriados de TV, que vocês podem acompanhar no Globosat HD. Introduzi-me com “Code 37” e “The Bridge” e no momento sigo as trilhas de “The Killing” e “Government”, que apresentam linhas cruzadas de política no Afeganistão e artistas que trabalham nas duas séries. Instigantes e impactantes, elas têm um ponto em comum: as mulheres são protagonistas. Eu já havia escrito sobre as novas divas do cinema , mas o interessante dessas ótimas atrizes é que são desconhecidas no nosso mundinho.


IT Missônico
As estampas MISSONI aportaram no Brasil em 2009 e, embora desde 2010 possamos conviver com alguns dos seus acessórios no Rio, só agora abriram loja com a Linha Home no Fashion Mall. Bienvenuti!

   
 
seta Futureland
Livro que aborda a história e futuro dos quartos, discorre sobre várias evoluções observadas no texto Quartos e Banheiros. O multifuncional, com o qual sempre trabalhamos, é citado como inevitável (divirtam-se com a solução do quarto do André ) e na seção bebês, móveis práticos e transformáveis como já projetávamos na nossa loja PRISMA 3 na déc. 80.
   
 
seta The World is blue
As quadras de saibro AZUL no ATP World de Madrid dividiram opiniões. O tom do mar de Santorini se repetiu na camisa de Federer, vencedor do torneio (será que lhe deu sorte?). A cor foi muito vista in Milano e está sendo adotada nas novas peles de vidro all over the world.


La vie est bleu
Nos Interiores, inspirem-se nas dicas de Tricia Guild , que subdivide os azulados: safira, índigo, acqua, cobalto, celeste... Aliás, segundo os analistas de tendências, permanecerão IN pelos próximos cinco anos. GO!
   
 
seta Da edição seriada, o primeiro abordou cozinhas (inovem com Cozinhas High Tech ) e depois serão lançados salas (entendam a Revolução dos Home Theaters ) e banheiros (vejam nossa premiada linha Acqua ).
   
 
seta Che venga la FIERA!
De 17 a 22 atentem para o evento mais importante dos aficionados em Design. Que tal recordar os lançamentos dos outros anos para compará-las às reais novidades? Permanecerá o conceito lapidado? Será que haverá fuxico no ar?
   
 
seta SMAAACK!!!
Depois daquele beijo, Maria Veiga nunca mais foi a mesma... relato próprio, nos conta como é ter um BOYHAND (BOYfriend + HusBAND), palavra que acha mais sonora que NAMORIDO.

E para comemorar o Dia do beijo no dia 13,que tal conhecer os + Q famosos beijos de Klimt e Rodin ? Catalisador das emoções, ele é teste definitivo para vislumbrar um futuro (ou não) de uma relação. E é ele que fornece o tal “brilho no olhar” dos seres apaixonados.
   
 
seta Wright or Wrong?
Este mês, com a proximidade da Fiera di Milano , comparem com as TENDÊNCIAS 2012 que elaboramos no final de 2011 em Arquitetura, Interiores e Design e confiram!
   
 
seta Imagem & Som
Será aberto um stand-aperitivo para saborearmos o novo projeto do MIS na Praia de Copa, ‘previsto’ para o final de 2013. Leiam para entender como este e outros projetos mundiais são ícones no contexto urbano.
São sempre polêmicos também, como o Instituto Europeu de Design na Urca, mas que faço árdua defesa Voto SIM!
   
 
seta All Small
Matéria-destaque do Morar Bem do GLOBO, os COMPACTOS são as novas estrelas do Mercado Imobiliário. Não tenho medo dos pequenos funcionais, que podem alcançar boas soluções quando alçamos voo de criatividade. Vejam exemplo desta reforma de apartamento para jovem casal . Nos artigos Espelho, espelho meu e Em busca da luz natural vocês podem aprender truques que ampliam os espaços. Não é de hoje que abordamos o assunto – chequem as matérias “Móveis multifuncionais” (Desfile – 2001) e “Ambientes compactos” (Casa & Jardim – 1999).


PINA vive!
O filme PINA é mágica emocionante 3D de Wim Wenders!Portanto, MEXAM-SE!
Em sua homenagem desenhei a cama-sofá Bausch para o Evento "Morar + por -".
   
 
seta ZaHA HAdid, única arquiteta mulher a receber o prêmio Pritzker - e que se declara influenciada por Niemeyer -(vejam alguns dos seus projetos de Arquitetura, Interiores e Design em Profissão: Arquiteto e Milão: Conceito Lapidado ) e Shigeru Ban,famoso por suas estruturas em papelão (conheçam uma das suas casas em Commune by the Great Wall e uma ótima montagem da expô itinerante Ashes & Snow ) farão parte do Evento ARQ.FUTURO. Os debates sobre o futuro das metrópoles rolarão no MAM e no Espaço Tom Jobim. Imperdível!


Oriente-se!
No mercado de ARTE, a China ultrapassou os EEUU e posiciona-se como líder, mantendo na Economia o segundo posto.


Caravaggisti
O clássico livro de Roberto Longhi sobre CARAVAGGIO acaba de ser lançado no Brasil. Com sua técnica do chiaroscuro, influenciou nomes como Vermeer e Velázquez , sendo Rembrandt seu mais famoso seguidor.
Dizem que o pintor conseguiu retratar o desespero da sua Medusa de tanto assistir execuções. Já na 'apropriação' de Vik Muniz (Medusa Marinara) ele transforma a tragédia em diversão.
   
 
seta Mies é Mais!
O Google comemorou o que seria o aniversário de 126 anos do arquiteto alemão Mies van der Rohe, expoente do que se dominou Estilo Internacional , onde s grandes edifícios de vidro ditavam a norma do “Menos é Mais”.


SIR Beaton
Expô em Londres comemora os 60 anos da coroação, expondo imagens by Cecil Beaton, a meu ver, o grande fotógrafo da Haute Couture dos anos 50.


De lá pra cá
A Casa & Jardim publicou 100 soluções para os pequenos espaços. Nossas escolhas recaem sobre os móveis versáteis e multifuncionais.


Londres em alta
A cidade consegue conciliar tradição (conheçam a genialidade do mobiliário de George III) e modernidade, como suas cool shops.
Desde que retomou as rédeas dos formadores de opinião na déc. 60 com a Beatlemania, Londres continua IN, tanto que foi escolhida como sede para as Olimpíadas 2012.


Que graça!
O design lúdico continua em alta, o que acho ótimo! Vejam artigos que abordam o tema: releituras coloridas vintages e retrôs; cadeiras brincalhonas; objetos plásticos moldados com formas inusitadas; estampas divertidas mesmo em poltronas anos 50 ; fuxicos e tramas variadas; e até o mobiliário gadgetry encontrado no séc XVIII.
   
 
seta Cores pra que te quero
O mobiliário colorido esteve em alta em Milão – revisão do POP dos anos 60. Mas se você não se sente confortável, não hesite, opte pelo OP – o B&P nunca perde a pose (e o posto).


Pequenos sem apertos
Nas bancas, tanto a “Casa e Decoração” quanto a “Casa Claudia” tratam do tema sobre otimização dos espaços. Sendo nossa especialidade, a última nos entrevistou sobre móveis versáteis. E para os apês reduzidos, nada como os multifuncionais, como toda a nossa linha Dancin’Days.


Merecidas palmas
O filme RIO está deixando a alma dos cariocas ufanada. É esse o Rio que eu AMO!
   
 
seta Pina Japa
Não vou perder o balé da Pina Bausch, homenageada na linha Dancin’Days com uma cama-sofá. Ainda mais com tema sobre Japão, meu país-fascínio, para o qual dedico inúmeros textos: Gueixas de Hokusai, IT Nipônico, Pedra, Bambu e Água, Tóquio veste Prada, Tokyo Cult...
É, até os arquitetos Kenzo Tange e Tadao Ando são os autores das minhas igrejas-luz. De admirar rezando!


Moving Image
Colocamos no ar mais filmes de nossos projetos: home-office e quarto para adolescente no sótão da casa - façam o passeio virtual no Youtube.
   
 
seta Moving Image
Colocamos no ar mais filmes de nossos projetos: home-office e quarto para adolescente no sótão da casa - façam o passeio virtual no Youtube.


Intercâmbio pictórico
Para quem foi visitar a Fiera di Milano recomendo um pitstop em Roma, para conhecer as cores das telas da brasileira BIA RIBAS, inspiradas na Indochina - Galeria Santandrea, de 19 a 23.
   
 
seta Corrida cultural
Dia 22, Dolino no Espaço Eliana Benchimol; dia 24 na Galeria Jaime Vilaseca, Alê Souto.
No dia 25 é uma pena que não esteja no Porto para presenciar as fotos de Mararchi sobre arquitetura social.
Minhas amigas Susi Cantarino e Sandra Schechtman (apreciem seus belos trabalhos no final de “Brumas e Névoas”) participam de coletiva no Espaço Cultural Heloneida Studard. O divertido título? “Cor de Rosa Choque”. Vernissage no dia 26.


Filminhos de Projetos
Querem ver como eu apresento o projeto ao cliente depois de uma longa entrevista in loco? Colocamos no ar a animação de nosso projeto mais recente - um quarto versátil para criança - façam o passeio virtual no Youtube.
   
 
seta Tendências
Finalizada a importante Euromobile, resta a questão:
Haverá espaço para os materiais plásticos high techs e seu design lúdico coabitarem com os looks retrôs? O item cadeiras é sempre o mais relevante - ergonômicas ou esculturais?


Entre dois mundos
Com temáticas sobre conflitos culturais, “Incêndios”, “Homens e deuses” e “Em um lugar melhor” concorreram ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O último saiu (merecidamente) vencedor, num vai-vem entre África e Dinamarca. Valem!


Fiori per la vita!
Dia 21 é o Dia das Flores. Sintam o perfume e colorido de arranjos muito originais em Maman-Bouquet e Flower Designers.Mas a melhor dica vem agora: que tal fazer um curso com a craque Tininha Falcão e idealizar seus próprios buquês?
   
 
seta JAPÃO
Esta semana nem consegui escrever nada novo, pesarosa estava pelas calamidades no Japão, país do coração. Na Faculdade já curtia sua comida, as cerâmicas, o vestuário das gueixas e a arquitetura brutalista do Kenzo Tange, ainda em plena atividade (Vejam sua Fashion Town em Tokyo Cult).


Nesta ocasião fui a Tóquio pela primeira vez para conhecer suas obras, mainly a St. Mary’s Cathedral. Os japoneses têm uma incrível capacidade de dramatizar a luminosidade. Hoje Tadao Ando é meu favorito e na sua Igreja da Luz possui a mesma qualidade. Ambas estão fotografadas no artigo Igrejas do SIM.


Hoje Tóquio veste Prada – desfila a Arquitetura da Moda de forma desenvolta, através dos mais renomados profissionais internacionais – apreciem!
   
 
seta Changes
Depois de 22 anos no Edifício da Alberto de Campos, me mudei para a Av.Oswaldo Cruz. Nosso Showroom permanecerá em Ipanema. Para conhecer os móveis da Linha Dancin' Days acesse os filmes no YouTube ou agende uma visita conosco pelo telefone (21) 3813 3194.


Realeza em alta
Quatro importantes Estatuetas para “O discurso do Rei” coloca Londres e a nobreza em evidência. A Inglaterra sempre esteve no comando em tempos idos e retornou com força na déc.60 com a Beatlemania. No Design, Ross Lovegrove e suas formas orgânicas biomórficas (veja sua cadeira Supernatural) são referência, assim como as estampas de Tricia Guild.


Herança Bendita
O premiado Colin Firth representa o rei gago George VI no oscarizado “O Discurso do Rei”, e menciona seu ancestral George III, “o louco”.
WHAT? A meu ver, ele criou um mobiliário genial, com uma magia denominada GADGETRY. Abracadabra!
   
 
seta De cá pra lá
No dia 27 vou torcer para “Cisne Negro”, como melhor filme e atriz ao Oscar 2011 (ano passado apostei em “Bastardos Inglórios”, que perdeu para “Guerra ao terror”). Inspirados no filme, tanto o ELA quanto a Revista do Globo, apresentaram, neste fim de semana, matérias com roupas - ballerina. Nós também curtimos o tema e logo após o Fashion Rio publicamos o texto BAILA COMIGO!


Fofíssimas!
As estampas estão por todos os lados e permanecerão até o inverno. Mas graciosas mesmo são as da loja Ipanema IT. Descubram!


Moving Image
Nesta nova etapa do nosso site estamos incrementando ainda mais a seção de ARQUITETURA. Querem ver como construir uma casa em etapas? Em tempos de recessão econômica, não deixa de ser uma bela opção!
   
 
seta 2/14
No mundo todo (menos no Brasil) esta data é comemorada como o Valentine’s Day. Vejam o post da Maria Veiga com réplica da Ignez Ferraz. (BLOG da Maria e João)


Balé virtual
Sucesso na Berninale o filme em 3D do Wenders sobre Pina Bausch, citada em MEXAM-SE! como uma das minhas coreógrafas favoritas, alem de homenageada na nossa cama-sofá da linha Dancin’Days. Vejam seu filme no YouTube


Jardins emoldurados.
Na Revista do Globo, destaque para a paisagem emoldurada por rasgos de vidro. Os japoneses os utilizam rente ao piso, com controle da incidência solar. Eu sempre gostei, inclusive nos banheiros.
   
 
seta Filminhos de Projetos
Neste site vocês podem conhecer meu portfolio através de fotos de projetos executados. E como eu os apresento ao cliente depois de uma longa entrevista in loco? Matem sua curiosidade vendo um deles – quarto mutante para dois irmãos e façam o passeio virtual no Youtube.


Visão extraordinária
Imperdível a expô no CCBB sobre M.C.Escher, inclusive com filme 3D desvendando seus intrincados planos. Será que, além de Vik Muniz ele também se inspirou em Piranesi?
   
 
seta Olho Vivo!
Sérgio Magalhães
deu ótima entrevista para o Segundo Caderno do GLOBO - os arquitetos voltam a ter voz ativa sobre a cidade! Entendam a Realidade da Arquitetura Brasileira, na opinião crítica de Fabio Memoria (autor de “Janelas de Berlim”, “Museu Judaico”, “Iberê por Siza”)
   
 
seta De olhos bem puxados
Prepare-se para a estreia do filme sul-coreano “Poetry” entrar em cartaz e ORIENTE-SE! E por que não um IT Nipônico na sua casa?
   
 
seta Láureas
No Screen Guild Awards, como no “Globo de Ouro”, os belos Colin Firth e Natalie Portman sagraram-se campeões. Apesar do frisson em torno de “O discurso do Rei” e “Cisne Negro” (vejam como o BALÉ também influencia a Moda) não vou baixá-los pela internet – adoro a ‘telona’. Agora então, que o Cinépolis Lagoon nos abençoa com lua pós-sessão...
   
 
seta Inspirações
Vivências pessoais como viagens costumam ser as grandes fontes inspiradoras da Moda e Design. Observem algumas delas desfiladas: cores vibrantes da Guiné (Printing); lendas de Fernando de Noronha (Melkz-da) e quimonos japoneses (Têca).
   
 
seta BAILA COMIGO!
O BALÉ, minha grande paixão artística, foi catalisador de coleções de roupas (Maria Bonita Extra) e acessórios (New Order) no Fashion Rio. Também foi o mote para minha última coleção de Design (Dancin’Days) e no site ilustrou fotos de mobiliário como “Mexam-se!”.
   
 
seta Vidros for all
A alta tecnologia dos vidros deixa-os em alta. Este sempre foi um dos meus materiais favoritos pela sua transparência, que proporciona leveza e integração tanto no mobiliário quanto na Arquitetura. Comprovem lendo sobre o uso da iluminação natural (Entrevista para a Revista “Construção e Projeto”), clarabóias, os efeitos da incidência solar nas fachadas e suas novas cores e processos de termoformatação.


Fashion Globe
Terminados os desfiles do Fashion Rio, tivemos domingo à noite o desfile das celebridades nos seus suntuosos longos para a cerimônia do “Globo de Ouro”, uma espécie de prévia para o Oscar. Destaques nos tomara-que-caia (sempre com o colo nu), lisos, mas com detalhes de brilhos, laços, babados, cauda de peixe.
   
 
seta Os ++ da semana


ARTIGOS
Tenreiro, mestre da moderna movelaria brasileira
DICAS
Impressões estampadas oou estampas impressas?
BLOGS
Entre champagnes, onde está o espumante?


MOSTRA
Fashion Rio
ARQUITETURA
Edifício Ipanema
INTERIORES
Quartos Juvenis
DESIGN
Bufê Slim


Existem aqueles eternos textos que permanecem nos primeiros lugares ano após ano entre centenas de milhares de citações no GOOGLE: Com as palavras “vinho sedução”, aparecemos na primeira (“A sedução pelo vinho”) e sexta colocações(“Cálices da Sedução”); “Daniel Libeskind” (by Tabitha) e “Museu Judaico” (by Fabio) seguem firme, sendo que se também inserirmos ‘Berlim’, duas das três imagens do Museu são nossas; “roupas inverno” e “tendências acessórios”, entre mais de um milhão, permanecem na primeira página apesar de datarem de 2007; o grande ex. para “mesa de vidro” é nosso home-office e para a busca “pisos frios”, três das cinco fotos apresentadas são do nosso artigo, em primeiro lugar.
OBRIGADA, INTERNAUTAS!


Nossos minifilmes no YOU TUBE dos móveis lançados em 2010 andam fazendo sucesso, pois já foram recomendados por outros sites: blogtopsite.com, azerimix.com, net-planet.org, blogdotony.com.br, videosracing.com, lookatgame.ru, além do twitter de Lucas Sigaud.
   
 
seta PEACE!
Já que não consegui ir para BALI (rs) fui descansar uma semana em Búzios com Fabio e Flávia. Comemorei o Réveillon em Itaipava com Felipe, Mari e Pedro – além de amigos e familiares queridos, claro! Tanto o final de 2010 como o início de 2011 foram de muita PAZ – ao som de The Sound of Silence (dos INESquecíveis Simon & Garfunkel), bem lembrada pour mon cher ami EL.


Sai REAL, entra real
Terminadas as comemorações com vestidos REAIS, Beatriz Novaes nos revela os pormenores do que será ‘in’ na real Moda masculina para o Verão 2011.(ARTIGO - Moda)
   
 
seta Moving Image
Agora estamos também no YouTube. Assistam os filmes que demonstram os movimentos do mobiliário da Linha Dancin' Days no LOFT Poética do Design.(Ignez Ferraz - DICA: Exposições)
Curiosos? Visitem o Showroom!
   
 
seta Haute Couture
O livro “Cinquenta vestidos que mudaram o mundo”, lançado em Londres , enumera criações de diversos costureiros já apresentados no site: o ‘soltinho’ Chanel, o Givenchy da “Bonequinha de Luxo” Audrey Hepburn ; os minis de Mary Quant e Courrèges na déc. 60; o “Mondrian” de Yves Saint Laurent e o New Look de Christian Dior que definiu, na esperança do pós-guerra, uma nova era com o GLAMOUR dos VESTIDOS de FESTA.
(Ignez Ferraz - ARTIGOS: Moda)


This Song
No dia 22 comemora-se o Dia da Música e do Músico.
Volta e meia os textos deste site são pontuados por letras musicais de diversos gêneros ou compositores de diferentes nacionalidades – do príncipe-amigo Paulinho da Viola aos extraordinários Beatles.
Lembrei-me do ótimo filme “O som de Istambul” (citado em Novas Divas do cinema) e idealizei qual seria o meu som da Arquitetura. Entre a Cité de la Musique (1995-Paris) do Christian de Portzamparc (responsável pela nossa Cidade da Música ), e os recentes Auditorium Parco della Musica (2004-Roma) do Renzo Piano ou a Operäen (2005-Copenhague) de Henning Larren, voto na Berlin Philharmonic Hall de Hans Scharoun, projeto magnífico de 1956, inaugurado em 1963.
   
 
seta VIVA o Design!
A Secretaria Municipal de Cultura promoverá no Centro Carioca de Design (Pça Tiradentes 48) um ciclo de palestras, workshops e exposições como atividades integrantes da “Semana Rio + Design2010”. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 19, gratuitamente. Inscrições: design@designrio.com.br


Conheçam sua História, Globalização e Rumos e atualizem-se com o debate entre o Design ergonômico ou escultural . Minha preferência? Os versáteis!
   
 
seta LEDs
Vocês sabem por que estes diodos são os campeões da iluminação sustentável? Tabitha von Krüger explica as razões.
(ARTIGO - Sustentabilidade)


+ Mídia
Leiam a nota sobre os móveis lançados no evento Morar Mais 2010 na Revista Vizoo.


Foco ÁFRICA
Inspirada no mês da Consciência Negra abordamos o livro “Cartas entre Marias” como ícone. Conheçam a alegria e colorido da Guiné-Bissau.(ARTIGO - Viagens)
   
 
seta Inscrevam-se!
Uma flor fornece a cor da moda do verão. Um móvel antigo é revivido com formas inusitadas. Que criadores são estes, capazes de transformar o dia-a-dia em moda e design?
A jornalista Iesa Rodrigues e eu apontaremos os principais caminhos da CRIATIVIDADE, em quatro encontros cheios de referências, fontes e inspirações – dias 9, 11, 16 e 18.


Lágrimas AZUIS
“Chorei, chorei...até ficar com dó de mim” (e da ilusão do nosso povo). E desejei esquecer a injustiça, voar e mergulhar no AZUL de Santorini!


África Fashion
Diante do futuro negro que se deslumbra para os próximos quatro anos de governo, vamos tentar comemorar, pois também se inicia o mês da consciência negra. “A alegre e colorida Guiné-Bissau” é nosso foco, inspirado no livro “Cartas entre Marias”.
   
 
seta PORTFOLIO
Os ++ da semana
Arquitetura
Casa Barra
Interiores
Escritórios
Design
Mesas
Mostras
Rio design center


BALI
Depois de assistir dois pesados dramas -o argentino "Carancho" e o inglês "London River"- com os ótimos Ricardo Darín e Brenda Blethyn respectivamente - tentei me alegrar com a Julia Roberts em “Comer Rezar Amar”. Apesar da decepção com o filme-clichê, a ilha de Bali me inspirou a narrativa sobre belos resorts deste Paraíso Encantado. Para sonhar com um futuro melhor.
(DICAS - Hotelaria)


A Final, uma surpresa! nos alerta nosso driBLOGueiro futebolístico Alvaro Palhano. E vamos à Copa! Ou à copa?
   
 
seta Dia 15
João Siqueira homenageia a data através do filme “Ao MESTRE, com CARINHO e sua música-tema cantada por Lulu até hoje, sem deixar de lembrar-nos a importante reflexão do voto no segundo turno em quem será nosso “mestre” político pelos próximos anos. (BLOG Maria & João)


Dia 12
Como os livros dirigidos às crianças estão em ascensão, “Cartas entre Marias”, com texto leve de Maria Isabel Leite (minha sétima irmã) e fotos intensas de Guiné-Bissau por Virginia Maria Yunes foi sucesso total (não só para o mundo infanto-juvenil), esgotando-se no lançamento da Argumento.
Sou fascinada pelas indumentárias e acessórios coloridos africanos. Para quem não pretende conhecer ‘in loco’, recomendo o Musée du Quai Branly em Paris. No intervalo, experimentem os sabores dos vinhos da África do Sul .


Wahrol e Portinari em Sampa
Uma retrospectiva dos + Q famosos POP portrais de Andy Wahrol (citado em Magritte), além de pensamentos impactantes, filmes e uma instalação de travesseiros flutuantes prateados pode ser vista na Estação Pinacoteca, próximo à belíssima Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde podemos apreciar uma grande retrospectiva de Portinari, produzida pelo meu amigo Roberto Padilla.


À noite sugiro uma degustação harmonizada de um bordeaux de rótulo menos nobre (mas original) com um risoto de linguiça de javali. Pesado? Nem de longe, assim como o local Bistrô Casa do Porto – Alameda Franca 1225, Jardim Paulista – cuja matriz encontra-se em Vitória.
   
 
seta Reflitam!
Intrigas, fuxicos y otras cositas más povoam nosso dia a dia político. Com humor, João Siqueira afirma: “É Coisa Nossa”.E viva o Arnaldo Jabor com suas críticas afiadas, heróicas e contundentes!
   
 
seta Veja a VEJA
A revista destacou nossa cama-sofá Bausch - recém lançada no Morar + por - - numa matéria sobre como aproveitar ao máximo as áreas mínimas de apês. Também citou mesas extensíveis, como a nossa Cristina.
   
 
seta As rosas não falam...
...como cantava o sábio Cartola e hoje João Siqueira ironiza no nosso espinhoso destino político.


Passado presente
O tema da Casa Cor é “Preservar o passado com um olhar no futuro”. Vejam como Andrée Putman o interpretou bem num palácio do séc. XVIII em Vintage e Retrô. Na nossa primeira participação no Evento, fizemos releitura do Déco no Closet Masculino .
   
 
seta Até para homens
A revista "Decoração de Interiores" nos entrevistou sobre móveis versáteis e até a "Men’s Health" coloca o tema como um dos ‘must have’ masculinos, ilustrando o artigo com a foto da nossa estante de Home-theater HELP.
Aproveitem e leiam entrevista detalhada para a Casa Claudia sobre o assunto.
   
 
seta Sem fronteiras
Dentre os inúmeros arquitetos que deixam suas marcas all over the world, um japonês vem chamando especial atenção: KENGO KUMA. Respeitador das tradições, seus projetos mesclam tecnologia ao uso do milenar bambu, como na Bamboo House em Pequim (vejam em CHINA: the Art of Old and New ) e no simple-new Nezu Museum em Tóquio.
   
 
seta Fashion news
Querem saber qual o acessório mais cobiçado do próximo verão? Leiam a nova dica de Beatriz Novaes: Eu uso Óculos Escuros (Eu também!)
   
 
seta Sucesso!
Nosso espaço - “Poética do Design” - tem causado furor, com o lançamento da minha nova linha “Dancin’Days” e relançamento dos ícones de cadeiras de Aida Boal.
Atenção: todo o mobiliário está à venda por preços convidativos até 19 de setembro.
   
 
seta Tempestade de areia
Com este título também poético Beatriz Novaes nos antecipa a tendências das calças CHINO, inspiradas nas roupas cáquis do James Dean no filme “East of Eden”.
   
 
seta Na onda
Urban Outfitters? Vitrines desarrumadas são um ‘must’. Não só em NY. Conheçam também as londrinas DSM e Lush Design.
Ross Lovegrove? Mais um inglês. Além das suas orgânicas criações como a cadeira “Supernatural”, conheçam os multifuncionais de Pesce, Stark...e MEUS, of course!
E já que estamos falando de Londres, que tal uma espiada no que eles estão aprontando na sua nova Arquitetura para as Olimpíadas 2012?
   
 
seta João rides again
Continuando a série ANTI-LULA, mais uma irônica crônica by João Siqueira: HOMER
   
 
seta Cine Sucesso
Oswaldo Lopes, nosso professor no curso Por que os Grandes filmes são Grandes foi ovacionado após a primeira aula sobre “Tempos Modernos”. Chaplin, seu diretor-bombril (compôs até Smile, sem nunca ter estudado música) foi a inspiração para Woody Allen.


Sustentabilidade é tema em destaque hoje. Utilizamos o recurso do brise-soleil no nosso Edifício premiado e citado em livro como exemplo de Arquitetura Sustentável); e, antecipando o futuro, a volta do pé-direito alto e ventilação cruzada para melhor aeração, itens que levamos em consideração no Condomínio Carioca.
   
 
seta Click!
Confiram as fotos inéditas da Casa 1 do Condomínio Carioca.
Não percam: loteamento exclusivo com apenas 4 casas de 4 quartos no aprazível bairro Extensão do Bosque em Rio das Ostras.


Tinindo!
Leiam o texto original sobre os Ícones da Arquitetura HOJE, que serviu de base para a revista Magazine (encartada no GLOBO), sob o título “Novos paradigmas da Arquitetura de Vanguarda”.


O site Fórum da Construção batizou a seção “Soluções Arquitetônicas e Ideias Criativas” em nossa homenagem e publicou nossos dois últimos artigos: Casas de Praia e Revolução dos Home Theaters.


Com a aproximação do Carnaval, a mesma dúvida recorrente: assistir ou desfilar? Não sei se por isso, me emocionou tanto o desfile do VILLAVENTURA na SPFW, me remetendo ao lindo Carnavale di Venezia.
   
 
seta A late goal
Para não perder o embalo da COPA, no dia 19 comemora-se o Dia do Futebol. E quem poderia imaginar que esta mania brasileira surgiu há mais de 4 milênios na China ? Foi durante a dinastia do imperador Huang-ti e era chamado de tsu-chu.
   
 
seta Meu fiel escudeiro
Ao lembrar que no dia 20 celebraremos o Dia da Amizade, fiquei pensando quem homenagearia neste site dentre meus tantos e queridos amigos (thanks all!). Optei por João Siqueira, que me envia seus textos, sem reclamar quando não os publico. Apesar dos conselhos para não polemizar, seus irônicos posts me fascinaram – deliciem-se com LULU cá, LULA lá
   
 
seta Cara Carioca
Nos moldes do grupo paulista Idea!Zarvos, (contramão das grandes incorporadoras) um novo perfil de pequenos prédios modernos e charmosos começa a dar a cara no Rio, com tijolos artesanais e brise-soleil. OBA! Tudo que sempre acreditei como prova nosso Edifício Ipanema, projetado há 30 anos! Aproveitem para interar-se deste Retrô na Construção.


Com que termo eu vou...
Vocês sabem a diferença entre o mobiliário Vintage e Retrô? Mas quando adquire um new look por customização ou repaginação, que tal usar a palavra Relooké, não é a própria graça?
   
 
seta Triplo Cais do Porto
Sempre me posicionei favorável às iniciativas para revigorar nosso belo Cais do Porto - o Museu do Rio vai tomando forma (nos moldes do mix da Tate Modern), com a ondulante sigla MAR, um novo Icone da Cidade (Contraste ou Integração?). Calatrava, arquiteto-engenheiro espanhol será autor do vizinho Museu do Amanhã. E assim vai se delineando a (re)valorização da nossa Arquitetura, capitaneada pelo Sérgio Magalhães, presidente-maravilha do IAB, também responsável pela transferência de parte das Olimpíadas para o local.
   
 
seta Que vengan los chilenos!
‘ZEBRAS’!
Estes são os títulos dos novos posts de Alvaro Palhano sobre a Copa 2010. Preciso explicar?

Coreia do Sul, Estados Unidos, Dinamarca, Japão e Grécia não são grandes concorrentes, mas em compensação, teriam enormes chances nas categorias filmes, museus, design, arquitetura e paraísos.
   
 
seta De lá pra cá
Jardins de inverno alternativos povoam o “Morar Bem” do Globo. Que tal os externos: ao ar livre ou apenas recoberto por pérgula?


Quanta honra!
Minha múltipla ‘idola’ Aida Boal topou ser minha parceira no próximo Evento "Morar + por –" em agosto. No espaço “POÉTICA DO DESIGN” lançarei uma nova linha de móveis multifuncionais - estante, mesas, armário, cama, banquetas.
Que tal conhecer nossos outros ambientes das Mostras anteriores como Espaço do Corpo e Sala Mutante?
   
 
seta De lá pra cá
Na revista do GLOBO, destaque para móveis versáteis. OBA! Tudo que sempre acreditamos e projetamos. Leiam nossa entrevista para a CASA CLAUDIA sobre o assunto. E, como complemento, conheçam outras criações cheias de movimentos...
   
 
seta Tinindo de paixão!
Nossa eterna romântica colaboradora Maria Veiga que nunca esquece uma data – imagina o Dia dos Namorados! – nos enviou um texto para seu BLOG: SABER AMAR. Para quem ainda não aprendeu as artes deste ofício, ela sussurra: nunca é tarde e vale a pena!
E que tal se inspirarem em arranjos de famosos Flower Designers para recobrirem seus Chambres d’Amour?
   
 
seta BLOG goleante à vista!
Como a partir do dia 11, milhares de leitores do site só terão olhos para a COPA, não vou perder a chance de disputar um pedacinho e convoquei um novo blogueiro, fanático por futebol:

Alvaro Palhano e seus ‘driBLOGantes’ comentários. E o primeiro post acaba de sair do forno: A ARTE DA COPA.


De lá pra cá
Na revista do Globo destaque para o crescimento dos guarda-roupas, que já ocupam um cômodo inteiro. Reparem os detalhes do nosso room-closet, projetado até com sapateira-degrau para alcançar as prateleiras superiores.
   
 
seta O SÉC.XX ainda vive!
Na Líder do CasaShopping, expô de ambientes representativos de cada década do último século. Quando idealizamos o Evento de inauguração do Rio Design Barra500 anos da Casa no Brasil - grande parte era dedicada a esta Evolução dos InterioresSocial, Serviços e Íntimo. Minha década favorita? Os ANOS JK!
   
 
seta Dupla complementar
A sempre chique e sóbria Beraldin representará os produtos da sempre antenada e colorida Tricia Guild – descubram os primórdios desta designer na déc. 70 e como a “Designers Guild” permanece nobre entre as cool shops londrinas.


De lá pra cá
No ELA, destaque para os móveis slims, apropriados para nossos cada vez mais exíguos espaços. OBA! Tudo que sempre idealizamos no Design: leiam nossa entrevista para a Casa Claudia enquanto escolhem quais dos nossos móveis enfeitarão seus lares.
No Morar Bem, matéria sobre os greenbuildings. OBA! Tudo que sempre acreditamos na Arquitetura: vejam no livro “Em busca de uma Arquitetura sustentável”, edifício que projetamos há 30 anos ao nosso novo empreendimento – o Condomínio Carioca em Rio das Ostras!
   
 
seta ALÔ Bebê!
A repórter Maíra Zanutto nos entrevistou sobre dicas para os ambientes de estudos para crianças. Leiam a matéria publicada na revista “Alô Bebê” e no embalo confiram o artigo a respeito do tema, por onde ela nos ‘achou’: Quartos Infantis: para estudar.
Para quem já ultrapassou 1.50 m de altura, inspirem-se nos nossos home-offices.
   
 
seta Nordics in my heart!
Jesper Frandsen, o dinamarquês que assumiu a casa-atelier de Nanna Ditzel, me pediu a foto que tirei da grande dame durante minha entrevista, alguns meses antes de sua morte. Aproveitem para conferir seus insights ao projetar a basket-bubble 10 anos antes da que fez a fama de Eero Aarnio ao aparecer no filme 2001 de Kubrick.


Natureza premente!
Com os frequentes desastres ecológicos, a natureza passou a ser o foco de preocupação e inspiração, inclusive no Design - exemplo-mor é a estante-árvore de Christophe Delcourt.
Dúvida premente: é preferível o material Natural ou Fake? Você decide!
   
 
seta Mutabilidade
No YouTube dois vídeos fazem o maior sucesso: aproveitamento de espaços e móveis transformáveis. OBA, OBA! Tudo a ver com nossas concepções. Duvidam? Leiam então Apartamento Jovem e Móveis versáteis.
Adivinhem se o que lançaremos no MORAR MAIS serão móveis multifuncionais?


Toutes les passions
“Brilho de paixão” (Jane Campion, diretora inesquecível de “O piano”) percorre o amor, comparando-o de forma poética às quatro estações do ano. Sintam sua similaridade em Chambres d’Amour.
   
 
seta Baila comigo...
Espreitem o último post do nosso ‘driBLOGueiro’ Alvaro Palhano, que se espraia com Passes Latinos entre as Oitavas e as Quartas da Copa.


GOOOLLLL!!!
A Alemanha bate um bolão, não só na Copa. Em Arquitetura também. Senão, confiram – Janelas de Berlim, Museu Judaico, Munique der moderne... Vou confessar minha torcida por causa dos meus antepassados.
Porém a Inglaterra, Moda POP dos anos 60, embora tenha voltado para casa, continua antenada não só na sua novíssima Arquitetura (preparando-se para as Olimpíadas de 2012) como nas suas badaladas Cool Shops - do moderninho DSM à tradicional, but always up-to-date Tricia Guild.
   
 
seta Os ++ da semana
PORTFOLIO
Orquidário
(Arquitetura)
ARTIGO
(R)evolução dos Home Theaters
(Interiores - Ignez Ferraz)
DICA
Bicolor Chanel
(Estilo - Beatriz Novaes)
BLOG
Paraty PARA TI (Blog da Maria e João - João Siqueira)
   
 
seta Pedro Ernesto
Esta importante medalha será entregue ao arquiteto Archimedes Memoria, no dia 27, através do seu neto Pekito, autor do livro “O último dos Clássicos” sobre sua vida e obra.
   
 
seta more.com.GRIF
Não deixe de visitar nossa seção de VENDAS! Agora você pode comprar nossos móveis exclusivos diretamente conosco ou também encomendar qualquer outro de nosso portfólio por e-mail ou
T/F (21) 3813 3194

E vem muito mais por aí. Aguardem...
Atenção! Entregamos em todo o Brasil.
   
 
seta Anos JK
Como parte da comemoração pelos 50 anos da Construção de Brasília, o sempre chic IMS abrirá expô de fotos sobre o período. Niemeyer estará presente?
   
 
seta África!
Com a aproximação da Copa do Mundo, nosso olhar volta-se para este exótico continente. Enquanto saboreiam os já disputados vinhos da África do Sul, que tal selecionar um guarda-roupa com o look safari chic proposto pelo visionário Yves Saint Laurent? Sua primeira inspiração africana foi no desfile de 1967. Os viajantes que não resistirem a um pitstop em Paris, poderão conferir no Museu Étnico do Quai Branly.
   
 
seta Góticos
A Moda não vive apenas de um estilo e o vestuário sombrio, que vem tentando se impor como tendência internacional
há alguns anos, chega ao auge neste inverno. Seu entrelace com a Arquitetura fica evidente no texto Modernismo Gótico.
   
 
seta Destaques PORTFOLIO
Arquitetura: Edifício Ipanema
Interiores: Salas de Jantar
Design: Estantes
Mostra: Rio Design Center
Na Mídia: Revista "Casa Claudia": Cada coisa em seu lugar


Os ++ da semana
ARTIGO
Interiores e Moda Infantil
(Moda - Ignez Ferraz)
DICA
Beliscando no Brooklyn
(Comer, Beber, Viver - Mariana Memoria)
BLOG
A incógnita Estrela do Sul
(Blog da Confraria - Jayme Plotkowski)


Na Mídia
Não percam a entrevista que dei para a jornalista Danielle Gaspar da Revista “Decora Baby” sobre Pisos de Madeira.
   
 
seta Na Mídia
Não percam a entrevista que dei para a jornalista Danielle Gaspar da Revista “Decora Baby” sobre Pisos de Madeira.
   
 
seta Destaques PORTFOLIO
Arquitetura: Edifício Ipanema
Interiores: Salas de Jantar
Design: Estantes
Mostra: Rio Design Center
Na Mídia: Revista "Casa Claudia": Cada coisa em seu lugar


Os ++ da semana
ARTIGO
Interiores e Moda Infantil
(Moda - Ignez Ferraz)
DICA
Beliscando no Brooklyn
(Comer, Beber, Viver - Mariana Memoria)
BLOG
A incógnita Estrela do Sul
(Blog da Confraria - Jayme Plotkowski)


Na Mídia
Não percam a entrevista que dei para a jornalista Danielle Gaspar da Revista “Decora Baby” sobre Pisos de Madeira.
   
 
seta TOZ
O grafiteiro que saiu do underground e ganhou as ruas influenciando modismo, agora vai ganhar expô solo. Confiram quem é quem lendo sobre Toy Art.
   
 
seta De lá pra cá
Na revistinha do GLOBO, destaque para o mobiliário ‘surreal’. Vocês sabem o que foi o surrealismo? Gosto bastante das ideias bem humoradas e dentro deste espírito descubram o design lúdico, principalmente nas cadeiras – do plástico aos fuxicos. E por que não vitrines desarrumadas para combinar?
   
 
seta De lá pra cá
No “Morar Bem” do Globo a chamada é sobre Modernidade Retrô. Temos dois artigos nesta área: em Arquitetura (Retrô na construção) e em Design (Vintages e Retrôs) – dicas quentes para quem curte o assunto.
   
 
seta NU-LUX
O novo luxo em matéria de hotelaria é o conceito green-cool. E foi minha escolha para a última estadia em NY. Conheçam o NU HOTEL Brooklyn.
   
 
seta Os ++ de 2009
ARTIGOS

Milão: Conceito lapidado (Design – Ignez Ferraz)
Sustentabilidade nas alturas (TEC & SUST – Tabitha von Krüger)
Clássicos AFTER Vik Muniz (Artes – Ignez Ferraz)
   
 
seta TININDO!
Dia 5, meu terceiro irmão Paulo e sua Bia (vejam suas previsões para o Inverno 2010 e comparem com as do Fashion Rio que começa no dia 8), comemoram 3 décadas de raro casamento MA-RA-VI-LHO-SO! Como a genética é um fato, iniciamos o Ano Novo com uma nova colaboradora – sua filha Paula, de apenas 15 anos, nos brinda com nosso primeiro texto em inglês: CHINA – the Art of Old & New Architecture.


Cada vez mais um maior número de sites linkam nossos artigos: "Mural da Moda" (Gueixas de Hokusai); "We love it (Klimt & Rodin - Beija-nos); "Diário do RJ" (Archimedes Memoria); "X-Mart" (Praga); "Jornal Livre" (A Moda dos Beatles); "Pedagogia Ecológica" (Arq.Sustentável); "Casa.com.br" (Quarto de Adolescente)
   
 
seta Prova mais do que concreta do poder da tecnologia é o investimento maciço nos eletrônicos de última geração – dos celulares ‘mil e uma utilidades’ (antes atribuídas a um simples bombril) à rapidez de informações on line. Nos Interiores residenciais eles passaram a ditar as regras, das cozinhas aos espaços sociais – o mobiliário gira e evolui around them. Acompanhem por ex. a (R)evolução dos Home Theaters, matéria que escrevemos em primeira mão para a nova revista “Véu e Grinalda”.


DICAS
Vestidos X Acessórios Verão 2010 (Estilo – Ignez Ferraz)
Sweets: Choco & Rice (Comer, Beber – Mariana Memoria)
Porto Preguiças Resort (Hotelaria – Ignez Ferraz)


BLOGS
A falta que ELA me faz (Blog Maria & João – João Siqueira)
Cores e Sabores da África do Sul (Blog da Confraria – Jayme Plotkowski)
Meu coração não se cansa de ter esperança (Blog da Sol – Solange Casotti)
   
 
seta De lá pra cá
No “Morar Bem” do Globo a chamada é sobre Modernidade Retrô. Temos dois artigos nesta área: em Arquitetura (Retrô na construção
) e em Design (Vintages e Retrôs – dicas quentes para quem curte o assunto.
   
 
seta more.com.GRIF
Nosso portifólio está cada dia mais caprichado. Acrescentamos projetos em todos os tópicos, como por exemplo, Orquidário em Arquitetura; Closets em Interiores, e em Design os Módulos multiplo-uso Adê, que também estão À VENDA!
   
 
seta more.com.GRIF
Não deixe de visitar nossa mais nova seção do portfolio: VENDAS! Agora você pode comprar nossos móveis exclusivos diretamente conosco! Ou você pode também encomendar qualquer outro mobiliário existente em nosso portfólio entrando em contato pelo e-mail grif@ignezferraz.com.br
ou T/F (21) 3813 3194

Atenção! Entregamos em todo o Brasil.
   
 
seta
Atenção, cinéfilos de plantão. Dia 17 de março vai iniciar o curso mais quente da estação.
Porque os Grandes
filmes são Grandes

8 filmes, 8 importantes cineastas, 8 décadas, 8 análises cinematográficas pelo professor Oswaldo Lopes Jr. Não percam! Inscrições por e-mail ou pelo telefone (21) 3812 3194
   
 
seta Muito além do mundo virtual, a tecnologia também impulsiona a criatividade, possibilitando cortes à laser (vejam no pufe Bumba-meu-boi) ou imagens digitalizadas - inovando estampas impressas (ou impressões estampadas?) sobre qualquer superfície.
   
 
seta Filha de peixe...
E por falar em CHINA... nossa nova colaboradora Paula, de apenas 15 anos, nos brinda com o primeiro texto em inglês do site: The Art of Old & New Chinese Architecture . Como a genética é um fato, ela é filha da assessora de Moda Beatriz Novaes - vejam suas análises de tendências internacionais para o Inverno 2010 e comparem com as que estão sendo apresentadas no Fashion Rio.
   
 
seta Filha de peixe...
E por falar em CHINA... nossa nova colaboradora Paula, de apenas 15 anos, nos brinda com o primeiro texto em inglês do site: The Art of Old & New Chinese Architecture . Como a genética é um fato, ela é filha da assessora de Moda Beatriz Novaes - vejam suas análises de tendências internacionais para o Inverno 2010 e comparem com as que estão sendo apresentadas no Fashion Rio.
   
 
seta Filha de peixe...
E por falar em CHINA... nossa nova colaboradora Paula, de apenas 15 anos, nos brinda com o primeiro texto em inglês do site: The Art of Old & New Chinese Architecture . Como a genética é um fato, ela é filha da assessora de Moda Beatriz Novaes - vejam suas análises de tendências internacionais para o Inverno 2010 e comparem com as que estão sendo apresentadas no Fashion Rio.
   
 
seta Que las hay, las hay
Dia 31 está se aproximando... para quem tem medo que a data se converta numa verdadeira bruxaria é melhor ficar atento!
   
 
seta Up-to-date
O curso Diálogos da criação: Moda e Design que darei com a Iesa Rodrigues em novembro (dias 9, 11,16 e 18) será dividido por temas. Dois deles abordarão as influências das artes - Lúdicos, Op-Art - e a inspiração em materiais como os sustentáveis e os plásticos .
   
 
seta Bonecas japas
Adoro bonecas (mas não coleções). Como não sou do tempo da Barbie, ganhei uma recente. Agora que a Momoko está na moda, será que alguém vai me presentear, já que tenho uma atração fatal pelo Japão? Meus artigos são provas cabais: Tóquio veste Prada , Tokyo Cult , NU-LUX , Essências do Jardim japonês , IT Nipônico e Gueixas de Kokusai .


LOST Event
Nunca curti o seriado "LOST". Já "The Event" me surripiou 'de cara'!
   
 
seta SUPER FELIZ 2010!
O Ano Novo vai chegar trazendo o melhor presente que eu pudesse desejar: descubram!
   
 
seta Lembranças
No dia 26 comemorou-se o Dia da Lembrança. Aproveitem para rememorar suas melhores recordações e não deixem de valorizá-las. A vida NÃO é só correria atrás de dinheiro e poder. Acreditem!


Recicle!
A onda de sustentabilidade invadiu até o interior de São Paulo, onde o PROJETO CURUMIM sustenta famílias de crianças pobres com uma fábrica de papel reciclado.
   
 
seta Mas para aqueles que sonham mais com bens materiais que tal uma CASA DE PRAIA, ainda por cima com piscina?


Nosso enólogo Jayme desafia: Para brindar 2010 quem seria capaz de descobrir qual o champagne entre os espumantes? E ainda aconselha: não se esqueçam de amarrar nos pulsos as FITAS de BOA SORTE!
   
 
seta Já em clima de fim de ano, Versos para o Natal de 2009
é o novo post poético no BLOG Maria e João.


Portfólio Tinindo!
Nosso portifólio está cada dia mais caprichado. Acrescentamos projetos em todos os tópicos, como por exemplo, o Orquidário em Arquitetura; os Home Offices em Interiores; em Design a premiada Mesa-Prancheta Carolina e em Mostras o Quarto de Adolescente.


Tem mais!, agora você pode buscar os projetos por ambientes. De Salas de Jantar a closets. Não deixem de navegar pelos escritórios: são incríveis! Aliás, se você está pensando em comprar ou reformar, nós criamos e executamos espaços personalizados para seu office virar um show.


BLOGS ++
Merlot, mulheres e ditados
(Vinhos - Jayme Plotkowski)
Amor em dose dupla
(BIG BLOG - Ignez Ferraz)
A falta que ela me faz
(Maria & João - João Siqueira)


Zanzando em Sampa
Aproveitei que fui assistir palestra do meu Kike em S.P. para bater pernas pelas lindas lojas da Oscar Freire e vizinhanças. Imperdível o Café Oscar (duas rampas desencontradas formam solução perfeita para o espaço longo e exíguo) e a Livraria da Vila, com as mesmas estantes rotativas do Shopping Cidade Jardim.
   
 
seta ARTIGO ++
Tokyo Cult
(Arquitetura - Ignez Ferraz)


DICA ++
Nobreza nas cool shops londrinas (Decoração - Ignez Ferraz)


BLOG ++
Carvalho e curiosidades enofílicas (Blog da Confraria - Jayme Plotkowski)


Destaques PORTFOLIO
Arquitetura: Edifício Ipanema
Interiores: Quartos de casal
Design: Nômades
Mostra: Rio Design Center
Na Mídia: Jornal "O Dia" Barato de casa
   
 
seta Sucesso na Internet
Mais um artigo nosso no já amigável Fórum da Construção: Soluções e Truques para pequenos espaços.


Budapeste sem Chico
Vocês sabiam que o Rio Danúbio divide a capital húngara em BUDA & PESTE? Saciem esta curiosidade.
   
 
seta Tem mais!, agora você pode buscar os projetos por ambientes. De Salas de Estar a lavabos. Não deixem de navegar pelo show dos Home Theaters!
   
 
seta Extra! Extra!
Interiores Sustentáveis
é nosso novo título na área de Tec & Sust (por Ignez Ferraz). Comparem com a matéria que assinamos para o portal do Fórum da Construção com exclusividade sobre a CASA COR.


ARTIGOS ++
Móveis multifuncionais
(Design - Ignez Ferraz)
Arquitetura Portuguesa
(Arquitetura - Carol Rezende)
O que é Arquitetura sustentável?
(Tecnologia e Sustentabilidade - Iberê Campos)


DICAS ++
Eco Street, Street Art, Art Toys
(Estilo - Beatriz Novaes & Ignez Ferraz)
Espelhos: de Baccarat ao nosso lar (Decoração - Ignez Ferraz)
Fasano de Ipanema
(Hotelaria - Ignez Ferraz)


Destaques PORTFOLIO
Arquitetura: Condomínio Carioca
Interiores: Escritório
Design: Bufês e Bares
Mostra: Closet Masculino
Na Mídia: Mini Máximo Para ler relaxe
   
 
seta Novo recorde
Em outubro tivemos o maior número de países nos acessando desde que inauguramos o site: 106!


De lá pra cá
No “Morar Bem” o tema foram as bibliotecas. Para quem não tem espaço, que tal uma sala de jantar com esta dupla função?


Portfólio Bombando!
Nosso portifólio está cada dia mais caprichado. Acrescentamos projetos em todos os tópicos, como por exemplo, o Edifício Urca em Arquitetura; a Casa de Campo em Interiores; em Design o Módulo Deco e em Mostras o Quarto de Adolescente.
   
 
seta Novo recorde
Em outubro tivemos o maior número de países nos acessando desde que inauguramos o site: 106!


De lá pra cá
No “Morar Bem” o tema foram as bibliotecas. Para quem não tem espaço, que tal uma sala de jantar com esta dupla função?


Portfólio Bombando!
Nosso portifólio está cada dia mais caprichado. Acrescentamos projetos em todos os tópicos, como por exemplo, o Edifício Urca em Arquitetura; a Casa de Campo em Interiores; em Design o Módulo Deco e em Mostras o Quarto de Adolescente.
   
 
seta TRICIA GUILD fez tanto sucesso na dica sobre Cool Shops londrinas, que resolvi escrever um artigo só sobre ela, contando um pouco da sua trajetória. Como seus ambientes prescindem de flores poderosas, brinquei com propostas de Jeff Leatham para harmonizar com sua decoração. Instiguem o olhar.

   
 
seta Destaques PORTFOLIO
Arquitetura: Condomínio Carioca
Interiores: Triplex
Design: Mesas
Mostra: Studio de adolescentes
Na Mídia: Jornal O Globo Gosto por cinema inspira mobília


Os ARTIGOS ++
Evolução dos Interiores - Salas e Home Theaters
(Interiores - Ignez Ferraz)
Jonas & Nanna - design nórdico
(Design - Ignez Ferraz)
Retrô na Construção

(Arquitetura - Ignez Ferraz)


As DICAS ++
FILM & ART
(Espetáculos - Ignez Ferraz)
Felizardo e Folberg

(Exposições- Ignez Ferraz)
Mania de Beatles
(Estilo - Beatriz Novaes)


Os BLOGS ++
Meu avô Archimedes
(BIG BLOG - Pekito)
Almaviva dos Andes (BLOG da Confraria - Jayme Plotkowski)
Happy-Gran-Che (BLOG do Cinéfilo - Lucas Sigaud)
   
 
seta Sucesso na Internet
Mais e mais sites replicam nossos artigos. Agora foi a vez do “Grupo Supricel”
(Espaço Infantil), “Covecon Empreendimentos Imobiliários” (O que é Arquitetura Sustentável?) e “Principiantes do Vinho”
(A sedução pelo vinho), além do sempre presente “Fórum da Construção”, que reproduziu do portfolio os Escritórios.


Que memória!
O livro sobre Archimedes Memoria, avô do também arquiteto Pekito, está fazendo o maior furor. Depois de duas notas seguidas na coluna “Gente Boa” do Joaquim Ferreira (O Globo), sai uma grande entrevista no Estadão de S.P. Aqui vocês poderão ler, com exclusividade, o primeiro capítulo.


UAU!
Não percam nossa novidade no portfólio de arquitetura - o
disputado Edifício Urca, na Avenida Portugal, com vista deslumbrante e uma arquitetura customizada de qualidade!


Pensando em mudar seu escritório? Nós criamos e executamos projetos de interiores corporativos! Visite a nova seção do Portfólio voltada para Interiores de Escritórios e conheça alguns de nossos trabalhos.
   
 
seta Os ARTIGOS ++


Arquitetura Portuguesa
(Arquitetura - Carol Rezende)
Livros: estantes e cantos
(Interiores - Ignez Ferraz)
~Rizza Conde (Artes e Cinema – Ignez Ferraz)


As DICAS ++


Sweets: Choco & Rice (Comer, Beber – Mariana Memoria)
Design Lúdico
(Decoração – Ignez Ferraz)
Sítio do Lobo
(Hotelaria – Ignez Ferraz)
   
 
seta Destaques PORTFOLIO
Arquitetura: Edifício Urca
Interiores: Escritórios
Design: Estantes
Mostra: Morar mais por menos
Na Mídia: Jornal O DIA Barato de Casa
   
 
seta Leiam em primeira mão a entrevista que dei para a jornalista Daniele Ruiz da Revista “Construção e Projeto” sobre Iluminação – da natural à dramática


2 em 1
Não só os móveis versáteis fazem sucesso – as roupas também. Da casa ao escritório você pode estar sempre confortável com elegância. A Revista de Domingo abordou o tema dentro de espaço também híbrido – nosso office-home.


Na Revista de Domingo, elogio aos nossos projetos em filmes de sketch-up, apresentados em datashow numa telona (confiram no meu office-home ). Na foto, o TRIPLEX . Obrigada, Iesa!


Nossos ARTIGOS


New MuseunS (Arquitetura - Ignez Ferraz)
Magritte Surreal (Artes – Beatriz Novaes)
Fernando de Noronha (Viagens – Ignez Ferraz)


Nossas DICAS


Beliscando no Brooklyn (Comer, Beber – Mariana Memoria)
Design Lúdico (Decoração – Ignez Ferraz)
Novas molduras (Exposições – Ignez Ferraz)


Nossos BLOGS


O potente Amarone
(Blog da Confraria 2 - Jayme Plotkowski)
Levei um fora. E agora? (Blog Maria e João - Maria Veiga)
Happy-Gran-Che (Blog do Cinéfilo - Lucas Sigaud)
Tem fuxico em Milão (BIG BLOG 3 - Ignez Ferraz)
   
 
seta Nossos BLOGS


Darwin e a elegância do ouriço (Blog da Sol 2 - Solange Casotti)


Quando bem pequena aprendi a montar o enorme “Tarpan” com D.Eva, em Teresópolis. Tabitha salta obstáculos na Hípica e agora Sylvinha aclama meu reino por um cavalo no seu blog. Acho que meu escritório está tornando-se equestre...


Solange Casotti anda tão docemente inspirada que só pode ter sido o ar de Paris por onde andou nas últimas semanas. Seu sorriso ao pé da escada , com foto em caracol do Secchin é de uma beleza ímpar!
(Blog da Sol 2)


No BIG BLOG comento o Amor em dose dupla vivenciado durante os feriados: no Oscar e no Carnaval. (Ignez Ferraz)


Lucas Sigaud observou que um tema que une grande parte dos indicados é a Segunda Guerra Mundial . Confiram no Blog do Cinéfilo!
Aproveitem para rel(v)er filmes importantes do recente Festival do Rio.


Quem sabe a diferença entre um espumante e um champagne? Jayme Plotkovski não só sabe, como descobriu numa degustação às cegas com seu grupo de enófilos onde estava o espumante entre vários champagnes. Acompanhem no Blog da Confraria.
   
 
seta Se você tivesse que responder quem é a cara do Rio, a quem elegeriam? Descubram a escolha de Sylvia de Castro no seu Blog da Sylvinha 3.
   
 
seta Extra, extra, extra! TRIPLEX à vista e com uma bela vista no Portfolio, para vocês fuçarem, curtirem e nos contratarem, óbvio!


Para relaxar no final de semana, que tal dar um passeio no paraíso? Sugestão de Sylvia de Castro. (Blog da Sylvinha 3)
   
 
seta Arquitetura: Edificação multifamiliar
Design: Rumos da Globalização
Mostras: Fashion Rio


Meninas, eu vi... eu não, a Sylvia de Castro que assistiu todos os desfiles do Fashion Rio e selecionou o que vai marcar o nosso inverno. Fiquem de olho!(Blog da Sylvinha 3)
   
 
seta Atualizem-se com as novidades quentíssimas que Sylvia de Castro nos traz direto do Fashion Rio.(Blog da Sylvinha 3)

Com tanta informação sobre sustentabilidade, ficamos em dúvida se alguns materiais são heróis ou vilões. O que pensar dos plásticos? ( Tec & Sust por Ignez ferraz)


Dica 'diferentona': arquitetura hoteleira com soluções opostas – Contraste ou Integração?
(Hotelaria por Ignez Ferraz)
   
 
seta Fashion Rio
Nesta semana todos os olhares estarão atentos às novas propostas para a moda outono-inverno. Como as mudanças ocorrem lentamente, recomendo prestarem atenção no xadrez e nas pregas, laços e frufrus destacados em “Moda e Interiores infantis”; ou ainda nos contrastes, transparências e neutros das tendências de inverno de roupas e acessórios.
Para quem se diverte tentando adivinhar o que será in ou out, faça suas apostas!


Nossos Blogs


Voltei,
Aqui é meu lugar,
Minha emoção é grande,
A saudade era maior,
E voltei para ficar
ôôô...”
, canta Sylvia de Castro o samba de Osvaldo Nunes e Celso Castro, saudando 2009 com seu novo post sobre San Antonio que conheceu durante a estadia em Houston. (Blog da Sylvinha)


E Solange Casotti inicia já injetando Ar, poema inédito do seu primeiro post desse ano – assim é se lhe parece , como diria Pirandello. (Blog da Sol)
   
 
seta A Dell Anno me entrevistou para uma nova seção no seu site: PERFIL. Descubram um pouquinho sobre minhas inspirações.( Entrevistas)


Conhecida por estar sempre à frente das melhores lojas de Decoração como a “Brennand”, “Casa Caiada” ou “House Garden”, TININHA FALCÃO hoje se ocupa do curso mais completo de arranjos florais do Rio, ministrado em sua bela casa. Conheçam esta dama das flores!


Com tanta informação sobre sustentabilidade, ficamos em dúvida se alguns materiais são heróis ou vilões. O que pensar dos PLÁSTICOS? (Tec & Sust)


Sylvia de Castro está a mil em Houston, totalmente entrosada nas festas americanas. Desta vez nos enviou dois posts para contá-las: Thanksgiving Original e Renaissance Festival, uma verdadeira volta ao passado.
(Blog da Sylvinha 3)
   
 
seta Já foram num Bar Mitzvah?
A oportunidade surgiu com o Gabriel, e me emocionei com a fé e alegria dos seus familiares. Confiram no BIG BLOG.


Grata,internautas!
Em novembro batemos o recorde de páginas acessadas: 116.000, sendo o dia 17 o dia D: 5.240!
   
 
seta Sylvia de Castro nos conta o seu day-after-day em Houston onde vive seus DIAS DE DORIS DAY.(Blog da Sylvinha)


Aproveitem para ler a primeira entrevista que dei para um site – o e-reformas - em 2000, e concluam como minhas respostas sobre design de mobiliário poderiam se inserir nos dias de hoje. Bem, e aí por que não visitar também meu office-home?


Com a crise atual, sonhamos uma volta aos anos dourados JK . Porém, cabe lembrar, que são necessários décadas de sedimentação, para que aconteça este momento mágico. E como foram então no Brasil os anos 20, 30, 40 da integração das Artes? (Artes)


Vocês sabem por que alguns vinhos devem ‘descansar’ em barricas de CARVALHO?
Jayme Plotkowski responde e ainda nos relata outras curiosidades enofílicas no seu novo post. (Blog da Confraria)
   
 
seta “Deixa a vida me levar”, diz Solange Casotti no seu novo post. Mas esta sua sabedoria não é de hoje - tem 21 anos!
(Blog da Sol)


Para passar o ano de cabeça feita, nossos hair stylists se reuniram e criaram um calendário em prol da Sociedade Viva Cazuza. Artistas badalados compareceram em peso, nos revela Sylvia de Castro.
(Blog da Sylvinha)
   
 
seta Bagunceiros, regozijai-vos! Agora a (DES)arrumação é moda nas vitrines e displays mais badalados do planeta. Entrem nesta onda e surfem com eles! (Estilo)


No dia 17 nosso colaborador João Siqueira (co-autor de Mãos Dadas e Tempo da paixão) completa mais uma primavera, e como bom escritor que é, nos enviou um texto para celebrar:
A falta que ELA me faz . (DICAS/ Meet & Miss). Será que ele vai comemorar em PARATY ouvindo “Eleanor Rigby”?


E como dia 7 de outubro foi o Dia Mundial do Sorriso, elegi como ícone desta data a canção SMILE, composta pelo genial Charlie Chaplin. (BIG BLOG)
   
 
seta Dois edifícios vêm fazendo furor, embora nem tenham saído do computador: um em Dubai, com o início das obras previsto para o final deste ano e outro em St.Peterburg para 2012.
Pasmem com suas tecnologias em SUSTENTABILIDADE NAS ALTURAS. (Tec & Sust)


“É a minha Tereza da praia
Se é tua é minha também”

Minha e de todos os seus milhares de amigos, incluindo a musa desta música do Tom. Artista com o vernissage mais badalado que o MAM já presenciou, tenho orgulho de ter conseguido uma ‘exclusiva’ com a THEREZA MIRANDA. Admirem a vitalidade que emana da sua obra. (Entrevista)


Sylvia de Castro está em Houston e pôde se comover in loco com a vitória de Obama neste NOVO PAÍS. Sintam sua emoção! Mas antes deste seu TEMPO DE SOLTAR AS ASAS, como não perde um evento badalado, nos revela detalhes graciosos de lançamentos para o verão. (Blog da Sylvinha)


Nosso novo jornalista cinéfilo Lucas Sigaud, após escrever sobre as expectativas do Festival do Rio 2008, aborda sua RETROSPECTIVA, depois de duas semanas de maratona cinematográfica.
(Espetáculos)


De cinema!, são as fotos da nova coleção da Espaço Fashion, segundo Sylvia de Castro. Confiram com ela.
(Blog da Sylvinha)
   
 
seta Novos Blogs


Vocês sabem por que alguns vinhos devem ‘descansar’ em barricas de CARVALHO?
Jayme Plotkowski responde e ainda nos relata outras curiosidades enofílicas no seu novo post. (Blog da Confraria)


Já vi que não sou só eu e a torcida do FLU que amamos o CHICO, pois “O tempo passou na janela” é o título do novo post da Solange Casotti.
(Blog da Sol)


Vejam na Magazine do CasaShopping um quarto de criança que projetamos com jirau. Obrigada, Suzete!
   
 
seta O blogueiro-arquiteto dublê de enólogo Jayme Plotkowski também dá continuidade à sua saga narrativa sobre os vinhos Miguel Torres. Depois de discorrer sobre a vertente chilenos, percorre com a mesma tenacidade os ESPANHÓIS.
(Blog da Confraria)


Apesar das suas preocupações com o aquecimento global, Solange Casotti acredita que a primavera chegará e nos conta sobre o mais potente acelerador de partículas já construído.
(Blog da Sol)


Chocolate...eu quero é chocolate (trufa amarga então...)!
Mariana Memoria (nossa pen pal americana) atendeu aos meus desejos e relatou em detalhes o Max Brenner, meu (e dela) local favorito em NY – leiam a DICA SWEETS: Choco & Rice .
Enciumado, Gustavo Andrade (pen pal europeu) rebateu no BIG BLOG dizendo que bom mesmo é o cacau de BRUXELAS.


Mara Mac lança sua nova coleção. Bonita até debaixo d’água, respira Sylvia de Castro, que também visitou a Casa Cor Rio e tece seus comentários. (Blog da Sylvinha)


"Tenho necessidade pessoal de transportar um mundo imaginário para um mundo concreto", confessa entre linhas poéticas nossa literata Solange Casotti, numa homenagem a Caymmi em “eu vou pra Maracangalha eu vou”
(Blog da Sol)



All Small
Até a Casa Cor se rendeu aos pequenos funcionais. Leiam os artigos Espelho, espelho meu e Em busca da luz natural para aprenderem truques que ampliam os espaços. Chequem também o mobiliário propício em Quem casa quer casa. As matérias “Móveis multifuncionais” e “Ambientes compactos” complementam as soluções.


O QUE É ARQUITETURA SUSTENTÁVEL? Nosso primeiro artigo sobre este tema - tão atual e onipresente - foi escrito por Iberê Campos do “Fórum da Construção”, site que abriga diversos de nossos textos (como Arquitetura de Exportação e Contraste x Integração). Exemplificamos com fotos de casas em diferentes países executadas sob a mesma ótica. (ARTIGOS/ Tec & Sust)


Upgrade no RIO
Conheçam as idéias do novo Instituto Europeu de Design cujo término da primeira etapa está prevista ainda para este ano. (DICAS/ Cursos)
Aproveitem para julgar a polêmica que a obra está causando na Urca.


Bon Vivant
INTERVINOS é a nova casa de degustação aberta pelo confrade Álvaro. Apreciem a descrição que Jayme Plotkowski faz do laudo jantar de harmonização da sua abertura.
(Blog da Confraria)
   
 
seta Inspirem-se na coifa Líbera e bancada Múltipla da COZINHA HIGH TECH e aproveitem para admirar o novo projeto de Antonio Citterio para a ArcLinea apresentado na EUROCUCINA 2008.
(Tec & Sust)


“Eu deveria ter cantado”, nos revela Solange Casotti no encontro com ZARATUSTRA do seu novo post cult, com fotos do infinito particular de Maritza Caneca.(Blog da Sol)


Jayme Plotkowski nos oferece uma nova visão da uva PINOT NOIR, já louvada nos Cálices da Sedução. Deliciem-se!
(Blog da Confraria)


Beatriz Novaes nos antecede o look Africa SAFARI CHIC, que as grandes marcas internacionais estão lançando - contagiadas pelo filme Indiana Jones (e mais o charme de Harrison Ford, lógico) – em releituras do visionário Yves Saint Laurent, elo de ligação entre a moda de ontem e de hoje. (Estilo)


O RIO é FASHION! Esta foi a convicção da nossa jornalista Sylvia de Castro, especializada em Moda e outros prazeres, ao visitar a Marina da Glória. Vocês concordam? (Blog da Sylvinha)


Mariana Memória nos encherá os olhos com dicas do que há de mais 'in' na moda nova-iorquina, em matéria de sapatos, bolsas e óculos escuros.
So please, Accessorize ME! (Estilo)
   
 
seta News
Passamos a ser colaboradores de mais um site: Construirnet. O primeiro artigo foi “Casa em etapas”.
A revista Escala colocou meu nome e o do meu filho Felipe lado a lado na capa da última edição. No interior, destaca o livro Design para Internet escrito por ele e a matéria "Sensual aos 80" com a dinamarquesa Nanna Ditzel.(Obrigada, Andréa!)
Tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente ao visitar Copenhague (Dinamarca) e Mälmo (Suécia) para explorar o design nórdico.


Vocês sabiam que os chineses se esmeraram, e o “Ninho” e o “Water Cube” - os dois estádios mais importantes entre os 37 construídos para a Olympic Green – são considerados modelos de sustentabilidade, principalmente no quesito luz natural? E que a cidade que mais agrega condomínios em busca do “carbono zero” é Londres?


Sim, sim, SIM!
Cheguei de NY com a boa notícia desta nova revista trimestral do JB sobre casamentos, já nas bancas. Qual a surpresa? Serei a redatora oficial da seção de decoração, do primeiro lar de recém-casados. Os desenhos e fotos serão baseados em nossos projetos (conheçam alguns no Portfolio).


Ainda Milão 2008
Na Revista do Globo, matéria sobre o dourado na decoração e no “Morar Bem”, o retorno dos modulados. (Exposições)
Tudo de acordo com nossas previsões nos ARTIGOS sobre Design - Conceito Lapidado e Quem casa, Quer casa.
   
 
seta High Tech
Nosso escritório foi publicado em Especial da Casa Claudia sobre Tecnologia. Leiam na íntegra o texto que serviu de base para a matéria: Meu Office-Home.


Este site continua sendo referência para outros pelo mundo: o americano Polyvore sugere a DICA Forte de Copacabana, o ARTIGO NU-LUX, e as relações sobre moda e interiores infantis e juvenis; o alemão Aubrunner Angela cita a tendência do uso de bermudas no inverno. Mas os que mais gostei foram o Portal do Arquiteto do IAB da Bahia (vocês conhecem minha paixão pela profissão) com Em busca da luz e – pasmem! – o Mercado Livre vendendo DVDs sobre Caravaggio, baseando-se no nosso texto FILM & ART como crítica.


Paixões com brilhos
Não resistimos e aqui vai mais um texto sobre a Feira de Milão 2008: CONCEITO LAPIDADO foi a tendência que detectamos em todos os setores e que vem fazendo a diferença entre o old e o new design. (ARTIGO/Design)


Quanta honra!
Meu amigo quase-de-infância Luca (Aloysio Coelho) – aquele das minhas reminiscências - recebeu o importante Prêmio IDEA/Brasil (edição do maior prêmio de design dos Estados Unidos) com um novo conceito de Jeep. Utilizando sofisticados programas 3D, o Stark da Questto Design, apresenta design inovador, tecnologia de ponta e alta performance, um projeto que até então parecia ser acessível apenas às grandes empresas. Seu filho Felipe segue os mesmos passos, colecionando sucessos com o seu Interlagos 2006, redesign do clássico francês Renault Alpine de 1956. Segundo Adélia Borges, é a hora e a vez do Design Brasileiro. OBA!
   
 
seta Leiam MEXAM-SE e descubram os nômades, que significam andarilhos, aqueles que se locomovem.


Ainda com essa nomenclatura, mas numa abordagem da moda, NÔMADES URBANAS é o novo texto da Sylvinha, cujo BLOG está “bombando”, alcançando sempre os primeiros lugares.


Solange Casotti nos proporciona mais um dos seus momentos mágicos ao questionar: “pra que rimar amor e dor?” (Blog da Sol)


Para quem sonha com uma cerimônia religiosa no exterior, vejam modernas opções em Igreja do SIM! ou, quem sabe, seguir minha escolha com uma Boda em Istambul e lua de mel numGreek Resort.
   
 
seta Mamãe Fashion
Sylvia de Castro, 2x mãe, a + nova vovó da praça, homenageia orgulhosa sua filha no Dia da mamãe Ana, que nos mostra, how to be fashion, ainda grávida do Rafael. E por falar em beleza, admirem em primeira mão a Caroline Swan, ‘pousada’ na Casa do Niemeyer, para catálogo da Shop 126. Fotos da craque Isabela Garcia (OI, há quanto tempo!) e produção da minha querida Bebel Moraes.
(BLOG/Sylvinha)


XXX
TEM FUXICO NO AR ! Dando uma espiada vocês poderão descobrir quais os designers que mais lançaram novos produtos em Milão.(BIG BLOG)


XADREZ e MADRAS marcam presença na maioria das vitrines outonais. Vocês sabem distinguir os dois quadriculados? (DICA/Estilo)


Pergunta muito mais complexa: “existirmos, a que será que se destina”? Bem, esta quem vai responder é a Solange Casotti no seu novo blog. (BLOG/Sol)
   
 
seta Mal lançamos nosso texto sobre a FIERA DI MILANO , o site Fórum da Construção já o reproduziu, subdividindo em dois textos: Lançamentos Milão 2008 e Cobertura Estrutural Massimiliano Fuksas.


Na Feira, ainda permanecem os retrôs; os lúdicos, influenciados pelos art toys; os tech-naturais ou glocais; os transformáveis.
A escala do mobiliário é que diminuiu, pela preocupação com os pequenos espaços.
   
 
seta Vapt-Vupt
A natureza feminina é o novo blog da Sylvinha com fotos inéditas da Christiane Torloni pousando com jóias de Rosane Messer. (BLOG/Sylvinha)


Sylvinha também me pediu um depoimento sobre mobiliário para jovens casais na sua seção CASAmento para a big revista Inesquecível Casamento . Reproduzo aqui para vocês
QUEM CASA, QUER CASA .
   
 
seta Quanta honra!
Nosso artigo Rumos da Globalização será apresentado na cadeira sobre Gestão Tecnológica na Faculdade de Design ULBRA, no RS, enquanto o site Esquadrias Online reproduziu Em busca da luz.


Dêem uma olhada nas duas matérias jornalísticas para as quais fui entrevistada: Decoração inspirada nas passarelas (Morar Bem – O Globo) sobre a relação Moda & Design e Retrô fashion, da revista AT, que gerou o ARTIGO no site Vintage & Retrô.
   
 
seta 2x TATE
Na Tate Modern de Londres, exposição do artista plástico Duchamp e do fotógrafo Man Ray, pertencentes ao Dadaísmo, que influenciou vários movimentos artísticos, inclusive o Surrealismo.
A seguir, a importante Galeria anuncia Cildo Meireles. Os brasileiros estão em alta no Primeiro Mundo, como pude constatar ao presenciar o craque Ernesto Neto no Panthéon.
   
 
seta NEW York Points
MEATPACKING DISTRICT é o novo point de badalação nova-iorquina. Aproveitem e dêem um pulo no CHELSEA MARKET logo ao lado.


Moda x Design
Uma das minhas “ídolas-designers” é a espanhola Patricia Urquiola (vejam outras reverências em Influências ). Ela deu palestra no dia 11, no “Fórum Internacional de Arquitetura e Construção”, que aconteceu dentro da Feira REVESTIR em S.P. Para Patricia, a Moda e o Design andam cada vez mais unidos, “uma vez que vivem um momento cujo foco está na pele, na superfície das coisas”. Que tal aproveitar para conhecer as novas peles de vidro arquitetônicas e entender um pouco desta linguagem comum aos dois setores lendo Tóquio veste Prada ?
   
 
seta Vocês já ouviram falar em relooké e redesign, mas não têm a menor idéia do que se trata? Então não percam a oportunidade de percorrer os meandros desta nova tendência VINTAGE & RETRÔ.


Existem boas idéias que não saem da moda – o sapato BICOLOR CHANEL é a nova DICA de Estilo que nossa expertise Beatriz Novaes tem para nos contar. Imperdível para quem se amarra numa celebridade!
   
 
seta O que Nanna Ditzel , Christophe Pillet e eu temos em comum além do fato de sermos designers? Trabalhamos nas nossas casas! Curiosos acerca do Meu OFFICE HOME ? Espreitem!
   
 
seta Atrizes candidatas ao Oscar capricharam na dieta para ficar cada vez mais esbeltas e caber nos seus vestidos de sereia. Mas nem sempre foi este o modelo de beleza almejada. E como eram então os corpos das idolatradas MAJAS y VENUS mais famosas da História das Artes?


Dia 7 de fevereiro marca o início do Ano do Rato. Ele é dominado pelo elemento terra, símbolo do planejamento, organização e disciplina.
Alguém duvida então que as OLIMPÍADAS de Pequim serão um grande sucesso? Conheçam seus projetos, inclusive os não-classificados.
   
 
seta Nosso correspondente na Itália Gustavo Andrade nos enviou fotos que ele tirou do recente CARNEVALE DI VENEZIA, famoso pelas máscaras mais requintadas do mundo. Adivinhem onde sonharei brincar o próximo Carnaval?


Conheçam os NEW MUSEUMS!
No final de 2007 abriu suas portas o New Museum of Contemporary Art em NY, com o objetivo de tornar-se um link entre Arquitetura e Arte, como havia sido o Whitney.
Seu foco é o séc.XXI, já que outros museus como o novo MoMA expõem a arte moderna do séc.XX. Para estas tarefas, projetistas japoneses foram convocados: a firma SANAA e Yoshio Taniguchi (vejam outras obras destes craques).


Esta semana fui requisitada por várias revistas: Casa Claudia, Casa e Construção, Casamix e Decora Baby, com o projeto do quarto da Emilia, pescado no texto ilustrado Espaço Infantil: Dormir. Aproveitando a ocasião, inserimos no Portfolio um novo item – QUARTOS DE CRIANÇA – com soluções criativas para estes ambientes.


Diversos sites também pediram permissão para reproduzir nossas matérias como a Dell AnnoLivro: objeto de colecionador, para a News Palavra de arquiteto. Porém, assíduo é o Fórum da Construção – de uma só tacada publicou Espelho, espelho meu, Pedra, Bambu, Água - com o título “Jardim Oriental” – e Contraste x Integração arquitetônica.
   
 
seta CHEGUEI! Querem saber como foi meu NEW YEAR in NEW YORK? Então acessem no BIG BLOG!


InVERno VERde em Nova York – as cores fortes do nosso Jovem Verão misturam-se ao p&b e fazem a festa das liquidações nesta cidade.
O verde natalino é a atração principal, inclusive na fachada do edifício recém-inaugurado na Bond Street, projeto da dupla-sensação Herzog & de Meuron (vejam algumas das suas idéias em Tóquio veste Prada, Pequim - Ruptura e Modernismo Gótico).
   
 
seta MEATPACKING DISTRICT é o point de badalação, mainly at 14th Street, onde convivem lado a lado as lojas de grandes estilistas como Carlos Miele, Alexander McQueen e Stella McCartney (a filha do Paul), além da nova Apple, responsável pelo frisson do maior “objeto do desejo” entre os chineses: o I-Phone. Este brinquedinho de gente grande além de funcionar como telefone, I pod e fotografar, tem amplo e irrestrito acesso à Internet, ampliando qualquer imagem com um simples touch. And, by the way, é muito, muito lindinho!!!
   
 
seta Há tempos que o Leste Europeu entrou na rota dos destinos mais procurados. QUE PRAGA!


DIVINO o show do Paulinho da Viola! Durante o espetáculo ele fala com o maior carinho dos seus parceiros. E sabem de quem ele é amigão? Do Múltiplo artista Newton Mesquita.


Pink é o simpático anglicismo para o termo fisicamente correto magenta. Gosto muito! Por isso, para o verão, Think Pink!
   
 
seta Parece que nos últimos dias este site só fala de arquitetura – também pudera, nunca neguei ser a minha “paixão”. Lá vai mais sobre o tema: RENZO PIANO percorre linhas antagônicas na obra do arquiteto, assim como Stanley Kubrick tri(bri)lhou na tela. No ART BLOG.


E já que estamos falando de filmes, a Casa Claudia publicou projeto nosso de quarto de adolescente "louco por cinema". Confiram mais fotos do ambiente na seção Interiores.


Isto é que é antena!
A Globo News produziu a série “Cem anos de arquitetura” em homenagem ao Niemeyer (sagitariano como eu), mas abordou também outros arquitetos relevantes, todos já citados no site.
O destaque coube aos Países Baixos, onde até alguns exemplos de edificações eu já havia mostrado em fotos no ARTIGO Arquitetura de Exportação – SIM ou NÃO?


Dica “diferentona”: arquitetura hoteleira com soluções opostas – Contraste ou Integração?
   
 
seta O Goethe-Institut organizou uma exposição com 16 escritórios alemães para apresentar na 7º Bienal de Arquitetura em São Paulo. Behnischen Architekten e eu trocamos diferentes pontos de vista sobre “Arquitetura de Exportação – SIM ou NÃO?”
   
 
seta Meu Felipe e sua esposa Mariana embarcaram para Nova York, onde irão desenvolver suas brilhantes carreiras - ele como designer da HUGE e ela como correspondente internacional. Estou orgulhosa, mas vou MORRER de SAUDADES! Novos TIEMPOS para Kike e Mari.
(Adivinhem se irei passar meu aniversário, o Natal e Réveillon com eles?)


Será que Felipe foi embora para não chorar o fim da divertida COWPARADE? Ele adora uma vaquinha e, pelo visto, o mundo todo gosta, pois elas passeiam pelas metrópoles há dez anos. Fucem no ART BLOG!


Tchan,tchan,tchan,tchan!
Meu amigo e colaborador João Siqueira - que trocou figurinhas de mãos dadas com a Maria Veiga sobre o tempo de uma paixão -celebra mais um niver. Minha homenagem será através de uma crônica assinada por ele: ELEANOR RIGBY.
   
 
seta ESPELHO, ESPELHO MEU ... existe alguém mais feliz do que eu? Vejam como viver sem medo dele, agora refletindo todos os ambientes da casa.
   
 
seta TEXTOS ILUSTRADOS – presentes nas seções Interiores, Mostras e Design – são artigos que valem a pena ser vistos e lidos, pois são exemplificados com fotos de nossos projetos - quase todos(as) inéditos(as) no site - e inseridos num contexto encadeado.


Você está preocupado com o espaço exíguo para guardar seus livros? Então dê uma olhada no ARTIGO LIVRO: OBJETO DE COLECIONADOR, onde além desta solução, indicamos a melhor iluminação e poltronas para sua leitura.
   
 
seta Hoje é dia de BLOG!


Por duas vezes escrevi sobre o chiquerésimo IMS (Marc Ferrez e Souzanetto ). Agora retorno, extasiada com dois argentinos, em programas B&P: SANTIAGO & COPPOLA . Explico: Santiago é o mordomo-personagem do emocionante documentário de João Moreira Salles. Horacio Coppola, o fotógrafo que com 101 anos ainda continua em plena atividade. No BLOG CULT.


UNIVERSO ORGÂNICO é o nome do simpático local do café da manhã neste fim de semana, onde os sucos apresentam nomes de Chakras. Por pura intuição, escolhi o laranja, que depois soube ser o Sacro, centro do desejo. Claro que só podia ser
de-li-ci-o-so! Outros tipos foram batizados com nomes de luzes – do sol, da lua, da estrela. Mas claro que para aproveitar a “luz do dia”, o Forte Copacabana é imperdível! Saboreiem outras “gulas” minhas do BIG BLOG.
   
 
seta DOIS ANOS! É esta a idade do nosso SITE, que deixou de engatinhar e está pisando firme com suas quase 100.000 páginas acessadas por mês em 90 países!
Começamos justamente com o Morar Mais, onde abordamos a trinca moda-design-artes, inclusive trocando decoração e vestuário semanalmente.
Deu um trabalhão, mas valeu pelo sucesso de público e mídia. Agora introduzimos mais fotos com detalhes descritivos desta inovadora Sala Mutante. Esmiucem!
   
 
seta Genial o neologismo “BLOOKS” (Blogs & Books) criado por Heloisa Buarque de Hollanda (também com um sobrenome destes...) para a exposição que mescla estas duas culturas no antenado OI Futuro. Textos de blogs, sites e fóruns projetados nas paredes podem ser manipulados pelos visitantes através de mouses. Este mercado virtual de escritores cada vez mais influencia a realidade – e quem não se inserir nele, vai rodar! Como não sou “boba”...
Por falar em palavras curiosas, que tal descobrir o que é GLOCAL e NU-LUX?
   
 
seta Molduras em telas acrílicas pertencem ao passado. Mas e as gravuras? MOLDURAS–novas concepções presenteia vocês com DICAS originais a respeito deste importante container, cada vez mais utilizado como invólucro de coleções pessoais “valiosas”

(não necessariamente caras).
   
 
seta Com o constante caos aéreo, você é daqueles que sonham em ter uma casa de campo para relaxar sem enfrentar aeroportos, mas quando pensa no trabalho que terá para mantê-la, desiste?
Por que então não dar à sua residência urbana aquele ar campestre?


Tenreiro não chega a ser uma novidade – é eterno, sem dúvida nosso melhor designer, o criador do móvel moderno brasileiro. Como tive o privilégio de conviver com ele desde pequena, resolvi abrir nosso cofre secreto de fotos e compartilhá-las com vocês na homenagem
“Ao mestre, com carinho”
.
   
 
seta Moda primavera-verão em Ipanema (justo agora que chegou o frio!). Propostas diversificadas: Mary Zaide aposta nos neutros-chiques como o “gelo” e a nova FARM (linda na N.Sra da Paz) mantém seu colorido, com influência tailandesa.
No BIG BLOG.
   
 
seta Pan,pan,pan...
- Quem é?
- Verdão, azulão e amarelão...as super heróicas cores da nossa bandeira!
- Podem entrar! Vou usá-las para confeccionar a moda do verão 2008 e batizá-la JOVEM PAN
   
 
seta Vocês já ouviram falar nos ART TOYS? São os bonecos customizados para adultos, que vieram do Japão (onde mais?) e hoje são objetos do desejo de colecionadores, vendidos pelas melhores grifes de Paris e Nova York . Fiquem por dentro do estilo na DICA ECO STREET.


Ampliamos nosso leque de tendências e analisamos também a MODA E INTERIORES INFANTIS.


Vocês podem pensar que não gostamos de esportes porque não há coluna sobre o tema. Como assim? Não "chutamos" nada, mas driblamos as adversidades com um GOL de placa! Acertamos no alvo de todos os assuntos abordados pois sacamos bem não só os nossos domínios – arquitetura e design – como as outras áreas em que jogamos. Nadamos contra a maré e mesmo assim subimos sempre no pódio do GOOGLE – medalhas de ouro, prata e bronze não faltam (confiram em todos os ARTIGOS e DICAS).
No mínimo uma menção honrosa – tipo primeira página. Não somos uma caixa de Pandora, mas confiamos no deus PAN – que, na mitologia grega, significa um deus forte, amante do vinho (leiam Cálices da Sedução e Degustação às cegas) e da música (Samba, Sérgio Cabral!). A palavra pânico vem dele, mas não é o nosso caso. Somos uma espécie de pantomina ao avesso: passamos as informações com simplicidade e humor, mas sem gestos - apenas com palavras “mudas”. E, se a cidade virar um pandemônio nestes dias, vou correr pro meu Pantanal - me aguarde, HELÔ! (para quem quiser ver o rosto desta minha amiga inteligente e faceira veja os e-mails no final de Movelsul).


YES! Fechamos junho com novo recorde: 92 países acessaram 90 mil páginas este mês!
   
 
seta E pra variar...nossos últimos artigos e dicas JÁ alcançaram os primeiros lugares no GOOGLE: Greek Resort, Moda e Interiores infantis, e Allen É Arte .Confiram!



Uma entrevista para a Casa Claudia gerou um artigo ilustrado sobre pisos frios. Por que então não ler também sua antítese - forros quentes ? "Contrastes" conjugam bem uma decoração.
   
 
seta “Eu ando pelo mundo, prestando atenção em cores que eu não sei o nome...” Adriana Calcanhotto canta as cores de Almodóvar (leiam Espanha para entenderem suas analogias), e as cores de Frida Kahlo, pintora mexicana, nacionalidade do arquiteto Legorreta, com exposição na CAU (ALÔ, Ana Borelli!) e já citado em Profissão: Arquiteto – INSISTA!
   
 
seta Apresento para vocês direto da minha máquina digital, fotos (e textos, claro!) das minhas BODAS na MESQUITA AZUL seguidas das comemorações e lua-de-mel (lógico!) num GREEK RESORT.


O Hotel Sezz de Paris by Christophe Pillet é um ótimo exemplo de Hotel-Design. Leiam no BLOG CULT L'HÔTEL SEZZ - tenham uma boa noite!
   
 
seta "Allen Acadêmico"cresceu e virou um ARTIGO: ALLEN É ARTE.
Sabem quem é o autor? O diretor da A.I.C., Jorge Monclar.
É uma honra tê-lo conosco!
   
 
seta Vamos deixar de “lero-lero”, como cantou Edu Lobo, e contar a verdade. Eu não disse SIM ao Nic na Igreja da Água porque a religião católica só permite um casamento. Mas fomos seul nous deux “vestir” as alianças no DISCRETO CHARME DA LES ROCHES. Um luxo!(Nas DICAS)


E por falar em luxo, que tal conhecer as grifes mais luxuosas do mundo?
Sabem qual a “palavra-chave”? NU-LUX! Taí, gostei...


E o religioso então? No dia 3 de junho estaremos na Mesquita Azul, em Istambul (mas que "rima rica"), dessa vez de verdade! Depois, lua de mel na Grécia, com uma escala em Paris para checar in loco as novidades que a Marcia vem nos reportando dans les rues, como a badalada Cité d’architecture.


Lógico que vocês terão reportagens de tudo, mas por que não vão se integrando numa prévia, lendo Curiosidades turcas, Belíssima Santorini e as francesas Arte em ebulição e Claude Monet?
Já eu vou me entregar “de corpo e alma” ao clima de Beija-nos e Chambres d’Amour.
   
 
seta É claro que estou feliz com a viagem, mas triste porque vou perder o CHICO na Lapa.


Sempre gostei da Lapa e de dançar – qualquer gênero. Freqüentei a “Estudantina”, Escolas de Samba, aprendi bolero com o Marquinhos. Mais tarde soube que ele é o “bamba” do Tango, a mais sensual de todas as danças (vocês viram “Exílio de Gardel”?), seguida pelo flamenco (leiam Espanha).


Bem, gosto tanto desta arte que alguns textos do site são ilustrados com balés, como MEXAM-SE! e Levei um fora.
   
 
seta Vocês sabem o que é GLOCAL?
É a tendência surgida há um ano na Feira de Milão, que mistura os novos rumos da globalização com a raiz local. Bons exemplos são o Gabinete Pantanal e o premiado Pufe Bumba-meu-boi, expostos no Movelsul.


Na edição deste ano reapareceu com força, dividindo as atenções com os móveis de múltiplas funções ou movimentos. Leiam MEXAM-SE! e conheçam todas as variáveis.


Só dá OSCAR! Da ótima exposição sobre sua obra no Paço Imperial ao filme sobre sua vida (“é um sopro” adverte com sabedoria). Nosso novo correspondente – o jovem arquiteto italiano Leopoldo Schettino - nos conta, com orgulho, seu encontro com o velho(?) Mestre – NIEMEYER.
(Em ARTIGOS)


Agora que as vitrines já estão “invernais”, vocês poderão notar, que mais uma vez, acertamos TODAS as previsões de roupas e acessórios que vão “pegar”. Estes artigos aparecem sempre nas primeiras páginas do GOOGLE com diversas palavras de busca, chegando mesmo ao 1°lugar entre milhares de sites sobre o tema. Portanto, não bobeiem e apreciem TODOS os detalhes usáveis das novas coleções!
   
 
seta Iberê Campos, do site Fórum da Construção, acaba de nos comunicar que nossos artigos tiveram um crescimento de 21% em apenas 11 dias somando 39.978 leitores. Ainda em primeiro lugar, EM BUSCA DA LUZ com 14.926. Fiquei com ciúmes e coloquei no ar o texto, que foi escrito em primeira mão para a MiniMáximo.
Querem saber os outros que o Fórum reproduziu? Casa em etapas, Evolução dos Interiores (um compacto do “No Fio da Memória” – social, íntimo e serviços), Peles de vidro e Forros quentes. O último? Pisos frios, que em apenas 5 dias alcançou o 3° lugar do GOOGLE entre 1.530.000 sites!


Não percam a Oficina de Dramaturgia sobre Woody... ALLEN ACADÊMICO? Por que não? Onde? Na AIC, onde mais?


Marcia Jardim está morando na “cidade-luz” e topou ser nossa correspondente. Eficiente, já nos enviou notícias sobre a badalada abertura da CITÉ D'ARCHITECTURE, além de outras exposições, como

"Le Client, l'Archictet et le Menuisier", com vídeo de Odile Fillion, ex-mulher de seu amigo Jean Nouvel(enturmada ela!). Leiam no BLOG CULT.
   
 
seta Para quem adora o estilo FLOWER DESIGN de Jeff Leathan, trago idéias cariocas: o Empório Santa Rosa e a Flowerland.


MODERNIDADE GÓTICA
foi o termo que imaginei para a integração da arquitetura e da moda. Leiam a íntegra do texto que enviei para a Coleções, a pedido da Iesa Rodrigues.
   
 
seta Fãs nossos de cada dia nos dai hoje...novo recorde de acessos em março: 65.632 páginas através de 8.483 strings de busca em 82 países.
Merci, thanks, gracias, grazie, obrigada, internautas!


Dia 27 de março seria aniversário do arquiteto alemão Mies Van der Rohe. Vamos reverenciá-lo com uma nova visão do seu material-ícone: PELES DE VIDRO.
   
 
seta Novidade maior desta semana: Nos Interiores apreciem TEXTOS ILUSTRADOS com fotos dos nossos ambientes.


Qual o elo de ligação entre a retrospectiva de MAGRITTE em L.A. e a exposição “Impressões originais” no CCBB?
A gravura da charmosa Jackie Onassis imortalizada por Andy Warhol. No capisci? Leggeri!
   
 
seta No Portal Lumiere,
Em busca da luz, o segundo dos nossos textos mais lidos do portal Fórum da Construção(7.190 visitas) foi reeditado. Iberê Campos nos informou qual foi o número 1: Casa em etapas, com 8.560 leitores até agora. Junte-se a eles, mas primeiro passe a vista pelo artigo que acaba de entrar: Forros (ou como "aumentar" o pé-direito).
   
 
seta Mais um canal de TV descobriu nosso site! Fui convidada para discorrer sobre o tema A sedução pelo vinho no novo programa da TV E : “Comentário geral”.


Querem saber como aumentar o pé-direito? Dei todas as dicas na revista Casa & Construção.
   
 
seta Olhem só quanta honra! Fui solicitada pelo VOYAGE, principal canal francês de viagens chics, para a filmagem do meu projeto de casa. Curiosos? Em primeira mão, acompanhem os bastidores da gravação do programa BIG CITY LIFE.


Para quem quiser saber in advance o que será out no próximo inverno, preste atenção as nossas dicas de roupas e acessórios do Fashion Rio.
   
 
seta Vocês sabem o que é NU-LUX ?
Para quem quiser ficar antenado com os novos hypes, vale a pena descobrir neste ARTIGO.


A primeira entrevista do ano se reporta a uma profissional múltipla: a arquiteta, urbanista e artista Rizza Conde.


E para quem gosta de Moda internacional leia
Tendências Inverno 2007
da minha parceira Beatriz Novaes. Seu ARTIGO sobre o Verão 2007 foi o mais lido do ano passado chegando ao 1º lugar no GOOGLE entre quase seis milhões de citações!


É da Bia também a DICA sobre o novo restaurante do Joel Robuchon em Nova York. Degustem!
   
 
seta Agora uma DICA na minha área favorita: design de mobiliário. Vivenciem o Estilo Artefacto , participando do seu segundo concurso. E por falar nesta loja é com orgulho que li a matéria sobre meus móveis no seu site.


E é com mais orgulho ainda que vi publicado meu texto Arquitetura da Moda na revista “Coleções” da minha querida expert Iesa Rodrigues. Serei sua contínua repórter.
   
 
seta Previews que serão publicados na revista "Decoração e Estilo": varanda e family room.


Agora nosso PORTFOLIO, antes fixo, também está dinâmico. Aos poucos estamos reformulando com mais fotos e textos. Estão prontos para uma olhada: Aqua Design , Finish e Fashion Rio em Mostras; e no Design, a estante Moogie e a Linha Aline.

   
 
seta Para acompanhar o "clima" africano que se instalou na cidade, conheçam o Museu étnico do Quai Branly, projeto de Jean Nouvel em Paris aberto este ano, onde a África é destaque.
   
 
seta Em busca do resgate ao passado que me assolou, presto uma homenagem com carinho ao “Mestre Tenreiro”, jogando uma nova luz sobre o lado desconhecido deste designer, com quem tanto convivi.
   
 
seta UFA! Finalmente concluí os ARTIGOS definitivos dos dois últimos previews: PEQUIM – Modernidade (Arquitetura) e Tokyo Cult (Viagem).


Saem os últimos previews, mas entra outro: O RIO que eu amo é meu texto que será publicado em livro bilíngüe com enfoques de diferentes profissionais sobre a cidade. Organização da escritora Nilza Rezende.
   
 
seta Tradição e Ruptura são os dois ARTIGOS definitivos sobre minha viagem a Pequim e analisam os contrastes, hábitos e costumes curiosos deste povo em plena transformação.


O preview de Paris dividiu-se em dois textos finais:
Novidades 2006 (exposições) e Quai Branly (etnia).


Primeiro ARTIGO depois do meu retorno. Atualizem-se com a moda em "Tóquio veste Prada".
   
 
seta E para quem não aguenta mais ler sobre o Oriente, pausa para uma viagem brasileira - Lençóis maranhenses por Beatriz Novaes.
   
 
seta UM ANO! Acompanhem nestas DICAS - "Agradecimento" e "Crescimento", a nossa incrível performance, graças a vocês, internautas!
O início foi exatamente neste período onde a dúvida premente é sempre em torno dos dois maiores Eventos de decoração: “Casa Cor ou Morar mais?” Descubram!


Na seção Bastidores apresento as fotos Backstage do último balé do “Corpo”: Onqotô.
   
 
seta Foi dada a partida para a única maratona que corro uma vez por ano: a de cinema! A seção Nostalgia do Festival do Rio me remeteu à lembrança filmes, fotos e até desenhos em “B & P”, dupla que não só não sai de moda, como está na Moda!
   
 
seta Penso que a maioria das pessoas não sabe exatamente TUDO que o ARQUITETO tem que dominar para exercer a profissão. Que tal dar uma olhada em dois ARTIGOS em sua homenagem ?
Leiam “Profissão: Arquiteto” – INVISTA! e INSISTA!

   
 
seta Não são apenas os bailarinos que se movimentam - os móveis também. Duvidam? Então peguem a varinha e pronunciem a palavra mágica: MEXAM-SE!
   
 
seta Novo perfil. Agora, além da biografia, vocês poderão selecionar entre influências, experiência profissional, currículo ou mostras. Tomara que escolham “todas as opções”.



Parodiando Woody Allen, “Tudo que você queria saber sobre Espaço infantil e não encontrou”, você vai achar neste ARTIGO sobre Interiores, em forma de trilogia: Dormir , Estudar , Brincar .
   
 
seta Era na “Sala de viver” (atual Copa) que nossos antepassados ouviam o rádio e trocavam idéias. Hoje acompanhamos os acontecimentos via Internet, quase em tempo real. Esta e outras evoluções dos nossos Interiores estão setorizados na trilogia “No fio da memória”: SOCIAL, SERVIÇOS e ÍNTIMO. Este ARTIGO é para lembrá-los que em tempos de eleições, rever o passado (ainda que recente) é imprescindível!


Na década de 70, McLuhan já preconizava a “aldeia global”.

E hoje, quais são os rumos da globalização no Design?
Atualizem-se neste ARTIGO.
   
 
seta Para quem está na Alemanha assistindo a COPA, que tal “dar um pulinho” em Copenhague? Apaixonada pelo Design nórdico, entrevistei a grande dame Nanna Ditzel , ícone na Escandinávia. Admire seu entusiasmo neste ARTIGO.


Em Homenagem ao Dia dos namorados, abrimos nova seção: MEET & MISS, com a DICA "Luz dos olhos", escrito por Maria Veiga Ela será a "dona do pedaço" e poderá comunicar-se com vocês através de um e-mail próprio


Também para os enamorados, aproveitem juntinhos o romântico ARTIGO “Beija-nos” . (Poesia)
E para quem já curtiu uma grande paixão, relembre-a, relendo Chambres d´Amour.(Artes)
   
 
seta Uma nova etapa no nosso site: vamos incrementar a ARQUITETURA, já que é uma das áreas mais visitadas. Para começar, mostraremos como construir uma casa em etapas: em tempos de recessão econômica, não deixa de ser uma bela opção!


“GOL DE PLACA!”
Emplacamos os primeiros lugares tanto no GOOGLE quanto no YAHOO! em todos os assuntos abordados no site. Obrigada novamente, internautas!
   
 
seta Quem já ouviu falar em GLOCAL? Vale a pena descobrir sobre esta nova tendência no artigo
“Sul, Movelsul” (Design).
   
 
seta Hoje tenho a melhor novidade deste ano: nosso site "bombou"! “Obrigada, internautas!”
   
 
seta Na comemoração do Dia Internacional da mulher, um artigo para elas – “Personalidade” (múltiplas, é claro!) -, adaptado da minha apresentação sobre este tema numa mesa-redonda no Rio Design Center, na qual também participaram os craques da Moda: os jornalistas Iesa Rodrigues e Lula Rodrigues, além do stylist Felipe Veloso.


Para quem quer “pegar a onda” dos anos 60 mas não curte tanta cor, repare na nova DICA –
“Op Art now!”.
   
 
seta Participei da Mostra “É Carnaval”, inaugurada dia 9 no Plaza Shopping Niterói. Vejam as fotos na DICA “É Carnaval!”.

   
 
seta A década de 60 será a mais forte influência este ano, tanto na Moda quanto no Design.

Para atualizar-se nesta nova tendência, leia o ARTIGO "Bye fifties, welcome sixties".

   
 
seta O pufe "Bumba-meu-boi" e o gabinete "Pantanal" continuam suas carreiras de sucesso. Foram escolhidos para a final do concurso MOVELSUL entre 1.142 projetos de toda América Latina.
   
 
seta O pufe Bumba-meu-boi recebeu no dia 18 de novembro, em Cuiabá, a menção honrosa no concurso DESIGN DA TERRA, promovido pelo Senai MT. Mais informações em design/nômades.
   
 
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória