Há muito tempo não via uma exposição que me emocionasse tanto! Não se trata apenas de uma simples exposição, mas a síntese de um projeto que engloba trabalhos fotográficos, filmes, instalações e uma série de cartas feitas por GREGORY COLBERT. Ao longo de 14 anos, este fantástico fotógrafo e film maker realizou mais de 30 expedições à Índia, Egito, Siri Lanka e outros locais exóticos, para fotografar e filmar a interação entre o Homem e os animais.
As fotografias são reais, não tendo sido utilizado colagens ou photoshop. São verdadeiras obras de arte, em tons sépia, com mais de 2 metros de altura cada.
Outro dado interessante é que a exposição tem viajado o mundo em containers, ancorando-se sempre nos piers das grandes cidades. Atualmente encontra-se em Los Angeles, no pier Sta Mônica.
A concepção deste “museu - container” é do arquiteto japonês Shigeru Ban, famoso por seus projetos com estruturas em papel (para melhor conhecer sua obra acesse www.shigerubanarchitects.com). O pé direito é altíssimo e seu espaço totalmente zen (veja também a dica “Brasilidade Zen”).
É impossível ficar por menos de 2 horas apreciando estas obras (arquitetônica e fotográfica) e o mais incrível é que não dá vontade de sair, tamanha a paz no seu interior. IMPERDÍVEL!
Nota Ignez: Já viu que não sou apenas eu que sou fascinada pelo Oriente. Para outros apreciadores da sua filosofia, recomendo ler “Gueixas de Hokusai”, “IT Nipônico”, e “Pedra, Bambu, Água”.
Beatriz Novaes é arquiteta e trabalhou por mais de vinte anos na Alínea, produzindo roupa para importantes lojas, como Richards e Mary Zaide. Hoje é consultora da Essencial e nossa maior colaboradora de moda – escreveu Beatlemodamania, Tendências verão, inverno 2007 e 2010, além da volta de YSL e Chanel. Juntas elaboramos artigos e palestras sobre Moda & Design, além da participação em eventos como Casa Cor 96, e Morar mais por menos 2004 e 2005.
|