|
|
home »
dicas » berlim, tóquio, londres, pequim – entrelaces |
Berlim, Tóquio, Londres, Pequim – entrelaces |
|
Por Ignez Ferraz |
Architecture, Arts, Fashion, Design
Este curso foi idealizado com dois objetivos: - Desvendar as inter-relações entre os diversos movimentos artísticos – arquitetura, artes visuais, design de interiores, luminotécnica, paisagismo e moda - nas principais capitais em ebulição desenvolvimentista da atualidade, tendo como ponto de partida um arquiteto-símbolo e seu projeto-ícone. - Inserir estas novas tendências globalizadas dentro da nossa realidade espacial sócio-econômica, através de exemplos concretos e idéias originais.
1º MÓDULO Berlim e Tóquio - a força da reconstrução das duas cidades, anteriormente destruídas pela Guerra.
BERLIM DAS EMOÇÕES Para conceber a arquitetura de uma cidade em ruínas depois da queda do muro em 1989, projetos excepcionais de todas as partes do mundo transformaram a capital da Alemanha Oriental na cidade-símbolo da Arquitetura contemporânea.
Personalidade: Daniel Libeskind Projeto-ícone: Museu Judaico Entrelace: Arquitetura x Arte Temas abordados:
-Peles de vidro como preservação arquitetônica
Fachada dos fundos da embaixada da França – Christian de Portzamparc.
-Iluminação dramática na Arquitetura de Interiores
-Artistas-luminotécnicos (Dan Flavin e James Turrell)
-Modenismo gótico
-Utilização de vidros nos Interiores e Design de mobiliário
MDF com pintura branca e vidros incolores 8 mm foram os materiais escolhidos para não onerar o móvel, proporcionando porém, o requinte necessário.
TÓQUIO SIMBOLISTA Antiga vila de pescadores com o nome de Edo, Tóquio foi elevada à capital em 1868. Arrasada pelo grande terremoto de Kanto em 1923 e posteriormente pela Segunda Guerra Mundial, esta cidade é hoje a capital do reino da Moda, onde se encontram as melhores lojas de roupas, que seduzem pelo seu estilo e design.
Personalidade: Tadao Ando Projeto-ícone: Omotesando Hills Entrelaces: Moda x Arquitetura Temas abordados:
-Pedra, água e luz como elementos simbólicos do minimalismo (Interiores x Paisagismo)
O Hotel–Museu Benesse House, em Naoshima, possui a metade da sua área construída abaixo do nível do solo, mas sem perder luz, espaço e amplitude. Como? Foi projetado pelo maravilhoso arquiteto Tadao Ando, expoente da arquitetura introspectiva e calma japonesa. Nota: A forma circular da piscina é idolatrada por eles, a começar pela bandeira do país.
-Conceito NU-LUX na Arquitetura da Moda
-A não-cor
-O uso da madeira como material aglutinador dos ambientes
-Na contramão, a influência dos art toys na street wear e na decoração grafitada
-Adaptação dos ITs nipônicos e filosofia oriental numa brasilidade zen
Para quem curte histórias orientais, aproveite estas dicas (que mesclam o antigo e o novo), incorporando nos seus ambientes um pouco destes ITs nipônicos.
2º MÓDULO Londres e Pequim – duas cidades que se preparam para as Olimpíadas.
LONDRES ORGÂNICA O crescimento econômico favorece os anos 60 e os filhos do “baby-boom” são os novos heróis anônimos, que sob o impulso das correntes musicais como a Beatlemania, instauram um ritual: a viagem a LONDRES, sinônimo de liberdade e início do período hippie. A cidade vive hoje uma ebulição arquitetônica e mereceu ganhar o direito de sediar as OLIMPÍADAS em 2012.
Personalidades: Norman Foster Projeto-ícone: British Museum Entrelaces: Design x Moda Temas abordados:
-Moda e design na década de 60
A butique Elie (posteriormente batizada Dorothée Bis) foi criada em 1962 por Elie Jacobsen, para as originais criações de moda jovem da sua esposa Jacqueline. Essas roupas “dissonantes” em cores e estampas fazem sucesso durante dez anos, combinando comércio com estilo. Apresentada pela primeira vez na Feira de Colônia em 1966, esta cadeira empilhável do alemão Helmut Bätzner foi o primeiro modelo de plástico produzido em série por sistema de prensagem.
-Releituras e customização
-Cartela cromática e estampas de Tricia Guild
-Revival das formas orgânicas como Ross Lovegrove
-Novíssima arquitetura londrina
-Em busca da luz natural, através da integração interior x exterior
A primeira providência nesta reforma foi substituir a janela na parede lateral por uma grande bay window com vista para a Baía, criando um recanto para leitura.
PEQUIM OCIDENTAL A tradição em Pequim, como a Cidade Proibida ou a Grande Muralha ainda é sua principal atração turística. Talvez seja mesmo difícil a ruptura com um passado de opressão para o povo chinês, que vem se tornando, a partir da década de 80, uma das grandes potências propulsoras mundiais. Para os JOGOS OLÍMPICOS 2008, a cidade investiu enormes recursos em projetos concebidos por escritórios internacionais.
Personalidade: Shigeru Ban Projeto-ícone: Commune by the Great Wall Entrelaces: Arte x Arquitetura Temas abordados:
-A capacidade de ocidentalizar sua Arquitetura (oriente x ocidente)
Formas simples e orgânicas são concebidas por escritórios internacionais como o Grande Teatro de Paul Andreu.
-A preservação de sua identidade através da Arte hiper-realista (tradição x modernidade)
-O forte simbolismo das cores
-Flower design
-Paper cutout nas artes e no design do holandês Tord Boontje
-Novos usos para o bambu
Neste banheiro de uma casa, os basculantes existentes foram substituídos por um blindex vertical, com vista para plantas cercadas por um muro natural. |
|
|
|