Bibliothèque François Mitterrand, linha 14. Uma exposição organizada pelo Institut pour la Ville en Mouvement (site: www.larueestatous.com) que explora as ruas dos cinco continentes, através de um espetáculo áudio visual, de testemunhas, de ilustrações, questionamentos, de projetos de arquitetura e urbanismo, uma centena de fotografias fornecidas pelas agências da imprensa internacional. (Entre elas o canal Voyage que nos convidou para participar de um dos programas da série Big City Life.)
Esta exposição se inscreve na programação de eventos sobre o tema “da rua”, tudo que acontece “na rua”, nossa vida “na rua”...
A apresentação em Paris é a primeira etapa de um roteiro internacional. As imagens foram realizadas pela Maliceimages , criação de Bruno Badiche e o slogan é: “Vous n'êtes pas dans la rue... vous êtes la rue!” (“Você não ESTÁ na RUA, você É a RUA!”)
Estamos contatando os curadores e responsáveis, para reproduzi-la no Rio, durante o Ano da França no Brasil, em 2009.
Dia 25 de abril foi a abertura do 9ème Festival du Cinéma Brésilien de Paris, organizado pela Jangada produções; a madrinha do festival é a atriz franco-brasileira Cristiana Reali. Como não pôde comparecer, seu marido, o ator Francis Huster a foi representando. Ele se sentiu o próprio François Hollande (marido de Ségolène Royal, primeira candidata a presidência na França); no júri, entre outros, o ator renomado do cinema francês, Rufus.
O filme de abertura foi o delicioso "O Ano em que meus pais saíram de férias" do diretor Cao Hamburger, um sucesso com muitos aplausos da platéia emocionada... Depois, como sempre, a festa de abertura no Opus Café, em frente ao Canal Saint Martin. Os filmes em competição serão apresentados no cinema Arlequim, Rue de Rennes... enquanto isto, em Cannes, o festival segue seu caminho.
A la prochaine, bisus :-) Marcia |