JOKATOS (JOKe + gaiATOS)
Há algum tempo que a decoração anda de bom humor, brincando com ironias – vide os objetos kitchs como pingüins sobre a geladeira ou imensos decalques enfeitando paredes. Sempre gostei pelo sabor infantil!
Paliteiro Magicbunny, Stefano Giovannoni para a Alessi, 1998.
No design, grupos como Radi, OXO, Rexite, Magis e Alessi, vêm nos proporcionando um relax sorridente com suas artimanhas e cores FLUO. O grupo holandês Droog Design foi um dos primeiros a apostar na irreverência nos seus objetos e ambientes.
Em Milão 2008, continuam na ativa, com designers como Jurgen Bey, um dos fundadores do grupo (vejam suas cadeiras retrôs em poliéster e tecido serigrafado) ou do porte de Hella Jongerius como “convidada”.
Seu lúdico é “simple chic”, tanto que desenha para a Vitra, ‘A’ referência em matéria de design. Pude apreciar pessoalmente o sofá Polder (sou fã ardorosa) na filial, em Meatpacking District.
Na Holanda, os “pôlderes” correspondem aos terrenos baixos e planos de aterros conhecidos como diques, utilizados para a agricultura ou habitação.
Inspirado nos campos cultivados, o corpo do sofá se estende enfatizando a horizontalidade.
Assim como a mudança das colheitas e das estações, Hella Jongerius selecionou diferentes combinações de cores e padrões de tecidos.
Os botões feitos de materiais naturais são presos às almofadas de forma aparentemente aleatória.
Para este ano lançou as cadeiras Rotterdam para a Vitra, com assentos bastante instigantes.
Os detalhes neon foram desenvolvidos especialmente para esta cadeira.
Porém, a novata israelense Shay Alcallay surpreendeu com suas gavetas empilháveis “Stack”.
Pensam que é só uma proposta louca? Para as residências seria mesmo inviável, mas como lojas precisam sempre de novos conceitos para chamar atenção, olhem só a mais recente Comme des Garçons londrina:
Comme des Garçons - Londres DSM de Rei Kawakubo, 2005
Querem mais? Dêem um look na moda para o verão 2008:
E depois ainda pensam que a influência dos Art Toys chegou ao fim... |