Istituto Europeo di Design “Se pudéssemos descrever os DESIGNERS, diríamos que são fantasiosos como os artistas, precisos como os técnicos e atentos ao mercado como os empresários”.
Esta é a definição do IED (Instituto Europeu de Design), com sedes em Milão, Turim, Roma, Veneza, Madrid, Barcelona e São Paulo. Seus cursos são ministrados em 5 idiomas e já formaram mais de 60.000 estudantes desde seu nascimento em 1966. A escola é um laboratório criativo e dinâmico que trabalha nas disciplinas de Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação, utilizando a estratégia da sinergia integrada e professores que atuam no mercado. (Leiam “Entrelaces”)
O antigo Cassino da Urca, numa época de charme e glamour (foto Domingos Peixoto) e detalhe da sua deterioração (foto Carlos Peixoto)
O IED informou que a restauração será feita em duas fases: a primeira, do lado da praia, será concluída em 2008; a segunda, que inclui o prédio ao lado do morro da Urca, está prevista para 2011. E garantiu: o Instituto “cumprirá, seguramente, todas as determinações dos órgãos reguladores do município como o IPHAN (ALÔ Carlos Fernando!), quanto à altura, volumetria, características arquitetônicas e paisagísticas.”
A obra do IED respeita características do projeto original e se integra perfeitamente ao seu entorno. (No entanto, conheçam a polêmica que a obra está gerando na Urca)
Nota: O projeto arquitetônico de revitalização é da autoria do arquiteto Ado Azevedo. BRAVO! |