Na passarela para a primavera-verão 2015 na NYFW surgiram diversos florais amarelos - destaque para a sempre instigante estamparia da Missoni e as tulipas de Carolina Herrera.
Mas o xadrez do inverno continua presente, nas candy colors ou em quadriculados (principalmente B&P) que lembram aquele ar campestre, bem exemplificado por Diane Von Fustenberg.
Depois da Tangerina (2012), Esmeralda (2013) e Orquídea (2014), a cor eleita pela PANTONE para 2015 é MARSALA, vinho escuro amarronzado. Acho que ficará ótimo nos batons, acessórios como bolsas, sapatos, bijoux, chapéus, meias; saias, blusas, pulls, casacos; estofados, paredes. Louis Vuitton e Hermès já apresentaram no último desfile.
Ué, mas essa não é a cor do delicioso BORDEAUX ? Tim-tim!
NOTA: Na pontinha da Sicília encontramos a cidade de Marsala, famosa pela história renascentista, sítios arqueológicos, mas, acima de tudo, pelo seu vinho fortificado, considerado primo italiano dos portugueses Porto e Madeira, e do espanhol Jerez.
É produzido a partir de uvas locais com cepas brancas ou tintas (Pignattello, Calabrese, Nero d’Avola e Nerello Mascalese). Conforme sua coloração, o Marsala varia do ouro ao rubi, podendo ser doce ou seco, pálido ou escuro, com aromas de caramelo ou de frutas secas (avelãs e nozes) ou especiarias como noz moscada.
Este vinho é muito utilizado na culinária, sendo importante ingrediente para o surpreendente tiramisù ou para dourar e caramelizar cebolas e cogumelos. Também é excelente aperitivo, principalmente com queijos (inclusive azuis como Gorgonzola) e castanhas de todos os tipos.
Marsala doce ainda pode ser vinho de sobremesa, para acompanhar chocolates, por exemplo.
|