Agora que o FASHION RIO evaporou do Rio de Janeiro, nosso olhar se volta para a Grande São Paulo. E quem, desses desfiles paulistas sempre me emociona?
Lino Villaventura, nosso John Galliano. E,como recordar é viver, nas minhas lembranças, em 2010, ele deu um SHOW! É o mínimo que posso exclamar sobre seu desfile para o Outono-Inverno daquele ano apresentado na São Paulo Fashion Week (vulgo SPFW).
Inspirado em páSSaros, paSSearam pela paSSarela chapéus bicudos, combinações de cores brilhantes em tecidos fluidos e esvoaçantes, que me remeteram ao Carnevale Veneziano.
Mas nem só de fantasia viveu sua imaginação, apresentando também modelos perfeitamente usáveis...
O preto intercalado por tons fortes (vermelho, laranja, amarelo, roxo, anil) foi item constante nesta estação. Nos vestidos também marcaram presença as estampas gráficas e os diversos xadrezes.
Manteau linha A com mangas volumosas, chapelão, grandes óculos...só eu é que estou me reportando à...
...eterna “bonequinha de luxo” Audrey Hepburn?
Na direção oposta, a minimalista e elegante MARIA BONITA se inspirou na arquitetura da Lina Bo Bardi e desfilou no belo Sesc Pompéia uma coleção estruturada e sóbria.
Nossa consultora de Moda Beatriz Novaes já havia antecipado (e acertado) as tendências há mais de dois meses. Além delas, citaria os patchworks, tecidos sedosos ou tecnológicos como o neoprene, botinhas de cano curto, sapatos ousados (gostei dos da Isabela Capeto) e acessórios como chapéus, maxi colares e óculos marcantes.
Depois de fazer minhas escolhas para o inverno 2009, o que eu realmente vestiria este ano? Mon coeur balance entre os vestidinhos cintados, com saias evasês ou pregueadas (graciosos os detalhes de meias-luvas nos braços) da FORUM TUFI DUEK para o dia...
...e à noite não resistiria aos claros drapeados sedosos da GLÓRIA COELHO, com mangas cristalizadas bordadas sobre transparência.
Agora meu lado ARQUITETA fala mais alto e vou contar qual foi o meu cenário number one: a biblioteca à la Sherlock Holmes da SECOND FLOOR.
Para quem é apreciador de uma boa leitura, folheiem o artigo LIVROS: estantes para guardar, cantos para relaxar
NOTAS: - Para quem curte Sampa, mas não é ligado em Moda, dê uma olhada nas minhas dicas paulistas. - Apesar de estarmos falando de roupas para o futuro frio, que tal pensarmos como enfrentar este nosso calorão agora? Apreciem os vestidos, bolsas e sapatos de verão. - Costumo analisar o Fashion Rio e apesar de ter comentado a SPFW desta vez, vou dar só uma ‘colher de chá’ para o meu Rio de Janeiro (que “continua lindo...”): Como sou adepta fervorosa de uma bela estampa, adorei o desfile da Cantão (inspirado na Turquia), com seus composés de sedas coloridas e detalhes dourados (meias lurex, sapatos ‘abotinados’ macios, cintos metalizados vazados e – voilà! – sombra nos olhos). Aliás, os florais românticos orientais estiveram em voga no Píer Mauá e a Cavendish se inspirou no Japão (leiam Tóquio veste Prada, Tokyo Cult e IT Nipônico) e China (leiam PEQUIM – Tradição, Ruptura, Modernidade) para criar uma coleção feminina, leve e fluida.
Apreciaram o clima ‘sino-nipônico’ da Cavendish?
E achei encantador o coque cheio de presilhas da Andrea Marques!
Très, très CHIC, n’est-ce pas? |