Uma homenagem aos Beatles, que sintetizam - eternamente(?) - todas as diferentes tendências masculinas .
Formal x Relax Inspirações na montaria, com silhueta alongada. Silks e bordados de brasões. Estilo Inglês, influência dos uniformes militares, jaquetões, casacos longos e trenchs. Grande importância na alfaiataria, com sofisticação nos acabamentos.
Aventureiro O espírito aventureiro e esportivo é sempre a grande inspiração. Aqui as interpretações são diversas: piratas, cowboys dos filmes do Velho Oeste Americano, aviadores e motociclistas. Estes temas são trabalhados nas estampas localizadas das camisetas.
Visual rebelde e jovem. Jeans desgastados e rasgados, e muitas camisetas lavadas, tinturadas e estonadas, ou pólos também desgastadas.
Camisas com palas trabalhadas, casacos de camurça com franjas. O couro entra com força em calças e jaquetas, assim como os cintos com fivelas de metal envelhecidas que são os principais acessórios.
Militar Influências dos uniformes militares, casacos longos com muitos botões e jaquetas dos aviadores de guerra desgastadas, com apliques de escudos e bordados.
Camisas com bolsos e martingale, multifuncionais. Na cartela de cor, o verde militar e os diversos tons de cáquis.
Oriente O oriente chega através da Índia. Nas estampas de camisetas, a influência do cinema indiano, ”Bollywood”. Sedas, veludos e adamascados. Estampas cashmere, tecidos furta-cor ou changeant, além dos xadrezes originais de Madras.
Podemos notar a presença das cores quentes e fortes das especiarias - o verde, rosa, dourados e acobreados.
Universo Rock Visual jovem com roupas práticas, também lavadas, tinturadas e estonadas, com calças e jaquetas jeans bem desgastadas. As t-shirts são peças-chaves, com brasões, caveiras e guitarras nas estampas localizadas. Dentro do espírito de rebeldia, a inspiração do rock tem muita força - Elvis, Rolling Stones e, claro, Beatles!
Beatriz Novaes é arquiteta e trabalhou por mais de vinte anos na Alínea, produzindo roupa para importantes lojas, como Richards e Mary Zaide. Hoje é consultora da Essencial. Juntas elaboramos artigos e palestras sobre Moda & Design, além da participação em eventos como Casa Cor 96, e Morar mais por menos 2004 e 2005. Sobre o conjunto musical inglês escreveu também Le Cirque LOVES The Beatles.
Nota Ignez: Eu não fui do tipo que “amava os Beatles e Rolling Stones”. Amava exclusivamente os Beatles. Tanto, que os homenageei com o desenho de uma estante de som batizada de HELP - filme que assisti quatro vezes. BYE, BYE!
|