Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » dicas » academia internacional de cinema
Academia Internacional de Cinema
Por Ignez Ferraz
International Academy of Film and Television


Quem já ouviu falar em steadicam?


Steadicam não tem tradução, é assim mesmo: uma câmera desenvolvida por Garret Brown que revolucionou a filmagem. Colada ao corpo do cameraman, flutua no espaço com movimentos giratórios.
Bem, meio difícil de imaginar... que tal uma foto para ilustrar?







E découpage? Esta e outras palavras vocês poderão aprender o significado freqüentando a ótima Academia Internacional de Cinema.


Situada num sobrado na Rua Jardim Botânico 601 (próxima à J.J.Seabra e à Maria Angélica, aquelas ruas das guloseimas, onde mora o perigo!), oferece cursos em três níveis de cinema e vídeo para formação e reciclagem (ou para amantes da sétima arte como eu), organiza mostras e produz filmes experimentais com a turma da graduação.


Nesta simpática sala (as cadeiras são do tipo “diretor” e eu gosto de me sentar na do Kurosawa. Quando está ocupada procuro o Rosselini ou o Woody Allen), as aulas são ministradas por experts da área.



Kurosawa, Rosselini e Woody Allen


Recomendo os dois que cursei - Assistência de direção e Roteiro cinematográfico, cujos professores são o diretor de fotografia Jorge Monclar e o roteirista Alberto Salvá. Esta especialidade é a minha “perdição” e já pesquisei que o Joaquim de Assis e o José Louzeiro também “estão nessa”. Outros da minha white list: montagem e edição com Vera Freire, figurino com Rita Murtinho. Mas “Atuando para a imagem” com Ana Kfoury deve ser o máximo. Como sou tímida, gostaria de ser apenas ouvinte. Quem sabe um dia eu os convenço?


A DICA bárbara vem agora: toda sexta (a partir das 20:00hs) na Oficina de Dramaturgia, é analisado um filme de longa metragem: fotografia, roteiro, montagem e estilo narrativo do diretor, com comentários do “professor sabe tudo” Jorge Monclar. E sempre acompanhado pela bela continuista Gláucia Pellicione.
Já participei de “O Amante” e “Dr.Jivago”, mas vou me inscrever
(com antecedência, turma, porque as vagas são limitadas) nas análises de “Fale com ela”, “A professora de piano” e “Fargo”. DEMAIS, não?


Nota: Sabe qual era o meu sonho? Que o Monclar topasse escrever aqui no site. E fez-se a luz (cinematográfica) e voilà "Allen É Arte!". Thanks, Professor!


P.S. Ah, esqueci de explicar a palavra da primeira frase:


Découpage é a origem francesa de decupagem, que significa a divisão do roteiro em planos numerados, com as indicações dramáticas e técnicas necessárias à gravação de cenas.


 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória