Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » dicas » gap, liz, ann... banana
Gap, Liz, Ann... Banana
Por Ignez Ferraz
Sempre que chego em NY me deparo com os ótimos sales (lá, eles REALMENTE liquidam).

No Brasil, uma nova coleção se baseia num mix de estações do hemisfério Norte (a que está terminando e a porvir), com a evolução de algumas tendências que já vinham sendo detectadas nos últimos desfiles. (Nota)
Da Moda americana gosto da Banana Republic (casual), da GAP (a versão informal da mesma cadeia), Ann Taylor (principalmente seu brunch LOFT) e Liz Claiborne, mais sofisticadas.


As fotos e descrições que apresentarei não fazem parte de uma moda-conceito de desfiles – são práticas, usáveis e estão nas lojas ao alcance de todas. Apenas pincei o que vislumbrei algum charme diferencial.


De um modo geral opte por peças atemporais, sem os exageros dos comprimentos ou oversize dos acessórios, mas peças informalmente chique.



Ann & Banana


Algumas tendências internacionais sempre permanecem: o preto (nova-iorquino "da gema" gosta mesmo é de um total black), o branco (inclusive nas lãs) e a conjugação da dupla - porém em peças clássicas como tailleurs e conjuntos de calça e blusa.



Liz


Se você achar estes modelos “caretas”, revitalize-os com novos acessórios como bonés de jockey, grandes óculos escuros, mas pouquíssima bijuteria.



Banana


Também sempre atravessam várias estações o estilo navy, destacando-se as listras, bem fininhas ou largas. Novidade bacana são as assimétricas em 3 cores, na malharia com mangas 3/4 e grande decote em V ou canoa. Compondo tubinhos ou calças, chapéu militar. Sentido!



Banana


Contrastando com imponência, as cores fortes têm sua vez, até nos casacões de abotoamento duplo:
azuis (do grotto ao blackwatch),...



Liz


...laranjas avermelhados (marvell, por hora extravagante par do anil)...



Banana


...e o verdão (arhavi green) são detaques.



Gap


Estas cores surgem inclusive nos acessórios como escarpins ("fofo" o "combinadinho" com a mesma estampa miúda de seda da calça-pijama), bolsas (tamanho médio) e carteiras em couro croco de modelos tradicionais.



Banana



Banana


No quesito calças, de um modo geral a alfaiataria dá um olé nas largas pantalonas ou estreitas skinnys, com comprimentos normais em tecidos lisos e encorpados. Fugindo da seriedade, invista nas blusas-bata, sobrepostas às malhas justas no caso do frio dar um alô(!).
E os cachecóis, claro, no caso do nosso friozinho, mais leves em amassadas riscas tie-dye.



Gap


O cinto passa então a ser peça-chave para revitalizar o conjunto - largos sobre suéteres e vestidos, estreitos no cós das calças.



Ann e Banana


Os blazers, cardigãs e casaquetos - do algodão ao cashmere, passando pelos tricôs - tanto podem ser curtos (com a blusa embaixo mais comprida) quanto alongagados e ajustados. Por baixo, camisas ou camisetas da mesma cor, como nos novos twin-sets (bodies sob casacos de trancinhas). Apesar dos botões estarem em alta, o zíper ainda mantém relevância, quase sempre brincando com o esportivo capuz.



Liz e Gap


Detalhes como martingales e “machos” enriquecem as costas de sobretudos e blazers. Nas blusas, as golas rulês passeiam das mangas curtas às compridas, das malhas às lãs.



Gap


"Machos" - 1,2 ou 3 menores - também valorizam as saias - nem tão curtas, nem tão longas, nem tão evasês ou balonês – apenas retas, 5 cm acima do joelho.



Ann


Evite os vestidos da linha A, prefira os cintados - principalmente os vestidos-envelope com faixas. Sem erro.

Banana


Estampas gráficas, barradas como lenços de seda são mais apropriados para o nosso clima do que os pied-de-poule, pied-de-coq e os xadrezes college já que não temos um inverno 'de verdade'.



Banana


Os lenços (écharpes quadradas, tamanho médio) sobem do ombro para enfeitar o pescoço, usados para dentro da camisa como “muito antigamente” ou amarrados como os “lencinhos” da década de 70 (adoro!).



Banana


Nota - Algumas tendências são do tipo “vapt-vupt” (geralmente as mais extravagantes, onde poucos corpos se adaptam - como já mencionei sobre os balonês); outras atravessam anos (por exemplo, as transparências e mangas 3/4) ou décadas, como o jeans e o preto.
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória