Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » dicas » tutti stampati! but take care...
Tutti stampati! But take care...
Por Ignez Ferraz

DOMME


A Missoni desembarcou no Brasil em 2009, trazendo na mala sua Linha Moda de tricô e texturas para São Paulo e, posteriormente, Brasília. Em 2010 tirou mais uma carta da manga, desta vez no Rio. Agora podemos curtir sua instigante estamparia nas recém-lançadas louças da Domme ou tapetes, almofadas e pufes da Novo Ambiente (ALÔ Moni e Riva). Taí, gostei!






NOVO AMBIENTE


E no mobiliário? Belas estampas têxteis não são novidade, assim como a mistura de cores inusitadas, que fez a fama de Tricia Guild. Na linha divisória cada vez mais tênue entre Moda e Design, composés e patchwork estão em alta. Na onda Retrô, os anos 50 se adaptam como uma luva nesta proposta, com seu ar lúdico-confortável de formas arredondadas (muitas vezes inspiradas em assentos de aeronaves) e “pés palito”.






Poltrona Anos 50 restaurada. Cores como o rosa, o verde floresta e o turquesa foram amplamente explorados na década, às vezes em harmonia com o cinza e o preto. As tramas também eram recorrentes (gosto muito).


Mas como originais são caros e patentes só protegem por 50 anos, redesigns e releituras deste mobiliário ‘correm soltos’ por aí. Simpáticos e atrativos harmonizam-se com todo tipo de padronagem:








Na maioria das vezes seus fabricantes as chamam apenas de poltronas Anos 50 ou Pé Palito. Outras vezes, porém, são batizadas com diversos nomes ainda que bastante similares entre si.




Poltrona ORELHINHA e Modelo BAUHAUS



Poltrona QUEEN



Poltrona CAMILLE ou ORELHUDA ou PALITO



E ainda encontramos SUZY, CONCHA, FLORENCE...


A cadeira FRIDA é hoje uma das mais populares com suas cores de Frida Kahlo executadas em tecidos tipo Suzani ou Kilim patch com texturas que lembram tapeçaria. Mas a minha predileta é a esbelta VERONA do “Arquivo Contemporâneo”.



Cadeira FRIDA e poltrona VERONA


BUT PAY ATTENTION: Estas estampas estão sendo aplicadas indiscriminadamente, inclusive em clássicos do Design como a “Lounge Chair” (Charles e Ray Eames) e a “Egg”, de Arne Jacobsen, ambos mid-century furniture. Mas com uma enorme diferença: foram assinadas por designers renomados e, portanto, devem permanecer com os revestimentos concebidos: couro na primeira (de preferência preto) e, no caso da “Ovo”, além do couro (até vermelho!), tecidos lisos (até roxo!).


E nas poltronas “vintage” citadas no início do texto? Tente manter as cores originais e, se você não puder viver sem um desenho impresso, utilize-o num tapete daquele período, quando a geometria ditava o padrão.



Êpa! O que os tallboys estão fazendo nessa sala toda original dos ‘anos dourados’? Ah...ADORO PHOTOSHOP!
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória