Ignez Ferraz, arquitetura & design  
Loading
     
PERFIL
CONTATO
NA MÍDIA
ARTIGOS
DICAS
 
Portfólio
DESIGN - MÓVEIS
ARQUITETURA
INTERIORES
MOSTRAS
MÓVEIS
Apoio
arquitetura & construção
design & internet
 
 home » dicas » dramático alexander mcqueen
Dramático Alexander McQueen
Por Ignez Ferraz
No museu "Albert & Victoria" de Londres, nova montagem de "Savage Beauty", expô imperdível do criativo fashion designer Alexander McQueen, que tive o prazer de visitar no Metropolitan em 2011 (quatro anos antes, e um ano após seu precoce falecimento).



Alexander McQueen, Exposição SAVAGE BEAUTY, Met NY

Remembering...


TO SEE
Estilista polêmico, McQUEEN provoca fila imensa no tradicional Met. Música operística e montagem com iluminação dramática numa expô arrebatadora! Foi uma das 10 exposições mais visitadas no mais tradicional Museu da cidade, o que abriu portas para várias outras sobre Moda. Controverso, mas com grande retorno financeiro.


“You’ve got to know the rules to break them. That’s what I’m here for, to demolish the rules but to keep the tradition.” - Alexander McQueen


Nacionalismo Romântico

As Coleções McQueen foram formados ao redor de narrativas autobiográficas, muitas vezes refletindo a sua herança escocesa como nas coleções Highland Rape (outono/inverno 1995-96) e Viúvas de Culloden (outono/inverno 2006-7). Seu profundo interesse na história da Inglaterra é bem evidente em The Girl Who Lived in the Tree (outono/inverno 2008-9), mostrada acima.


Apesar de tê-la visitado no primeiro dia, esta exibição me causou impacto durante toda a viagem e perdurou na volta. Portanto suas fotos permearão este texto até o final.


Ao lado, no mesmo pavimento, visite os desenhos de Richard Serra para se acalmar. Quietly. São pontuais, em preto e branco. Depois não deixe de acessar o Roof, para uma vista deslumbrante da cidade, acompanhada de um midday martini.


No sempre belo e instigante MoMA: Expressionismo Alemão e Guitarras de Picasso.


O Jewish Museum expõe a coleção particular das irmãs Cone (anteriormente Kahn, quando vieram da Alemanha para Baltimore). Adquiriram obras contemporâneas quando Matisse iniciava carreira e Picasso was nobody. Compraram cem desenhos dele por centavos e agora podemos conferir obras que jamais foram vistas. Uma tela de touchscreen permite passear pela suas casas admirando cada peça.


Entre as modernas expôs do Jewish Museum e do Metropolitan, "Vienna 1900" na Neue Gallery nos faz reviver um passado imponente, criativo e glorioso - e no seu Café nos sentimos impregnados daquele período. Aprendi que, enquanto Egon Schiele só viveu 28 anos, seu conterrâneo Oskar Kokoschka, 94. E Alma Mahler era amiga de todos, tendo inclusive namorado o meu favorito Gustav Klimt.


Gótico Vitoriano

Alexander McQueen - Ensamble Supercalifragilisticexpialidocious, outono/inverno 2002–3
Casaco de paraquedas de seda preta.

Foto by Sølve Sundsbø
“This collection was inspired by Tim Burton. It started off dark and then got more romantic as it went along.” - Alexander McQueen


Para quem não vai há algum tempo na cidade, recomendo uma visita ao New Museum, ao MAD, ao Chelsea Market, antes de começar nossa nova empreitada. Agora calce um belo tênis CAMPER e vamos lá!


DESIGNERS
Amei o conjunto SUITA by Antonio Citterio para VITRA, principalmente as chaises-longues de espaldar alto e assimétrico. Simple Chic!
NY se divide entre o contemporâneo e uma releitura do Shabby Chic que popularizou o Soho. Muitas lojas com ambientação e móveis em aço envelhecido e madeiras de demolição. Suas roupas apresentam aspecto desgastado, do couro aos algodões. Minha loja favorita deste estilo: a ERNEST SEWN no Meatpacking District


TO GO
Atravessar no sentido West-East o Central Park com árvores floridas, lagos refletindo a luz e pessoas sentadas na grama, curtindo um concerto providencial ou simplesmente relaxadas ... caminhada imperdível!


Adoro o Brooklyn - Heights, Dumbo e Williamsburg. Seus ateliers, cafés com pátios internos, pracinhas...
Red Hook é um bairro insustrial do Brooklyn conhecido pela Ikea e o i-men-so supermercado Fairway de onde partem waterboats para o Pier 17. A dica é tomar um creme de champignons acompanhado com torradinhas fornecidas para degustação de diferentes azeites. Sentados à beira do rio com vista para Lower Manhattan.


Gótico Romântico

Alexander McQueen - Dress No. 13, primavera/verão 1999
Musselina de algodão branco pintada com spray preto e amarelo com underskirt de tule branco.

Foto by Sølve Sundsbø
“Em um dos momentos mais memoráveis em desfiles de McQueen, dois robôs pintam com spray um vestido usado pela modelo Shalom Harlow, treinada como bailarina. Costuma-se dizer que a inspiração para a coleção foi o cisne morrendo, mas, na realidade, a inspiração veio de uma instalação da artista Rebecca Horn de duas metralhadoras disparando tinta uma na outra.” - Andrew Bolton


TO EAT
Dica + Q D+: o EATALY, complexo gastronômico (supermercado e restaurantes) na 5 Ave x 23 St.


O Grill do Standard Hotel sobre a High Line se localiza no nível das ruas do Meatpacking District. Vale conferir! Outra opção é o francês Pastis, do mesmo dono do Balthazar no Soho.


"Croque Monsieur/ Madame" em bistrô mas oversized and with french fries in an american way? No "Moutarde" em Park Slope ou no “Bar Tabac” em Brooklyn Heights. Por aqui, brunch é comum em restaurantes que à noite transformam-se em bares.


TO BUY
Duas lojas em cadeia badaladas, mas com conceitos opostos: a ANTHROPOLOGIE está delicadamente estampada - das louças às saias, tudo tem um ar caseiro agradável; a ABERCROMBIE é dark, som e odores fortes, e um rapaz malhado se oferecendo para tirar fotos - definitivamente não sou mais adolescente!


Around “Union Square”: lojas bacanas de objetos domésticos – ENVIROMENT, ABC CARPET & HOME, FISHS EDDY; supermercado orgânico da cadeia WHOLE FOODS onde se tem as mais variadas opções de comida a preço convidativo.


Agora vou indo...
BYE!


Exoticismo Romântico

Alexander McQueen - Vestido VOSS, primavera/verão 2001
Penas e lâminas de vidro pintadas em vermelho e negro criando a ilusão de sangue.

Foto by Sølve Sundsbø
“There’s blood beneath every layer of skin.” - Alexander McQueen
 
Leia Também
 
 
Ignez Ferraz Perfil | Contato | Na mídia | Artigos | Dicas | Arquitetura | Interiores | Design-Móveis | Mostras.
  © 2003 Ignez Ferraz. Direitos reservados. Website by Felipe Memória