Também conhecida pelos chineses como “Muro dos 10.000 lis” (um li corresponde a cerca de 500m), a famosa Muralha da China nunca chegou a alcançar seu objetivo de linha impenetrável de defesa. Construída durante a unificação da China na dinastia Qin (221–207 BC), consumiu 10 anos de trabalho árduo. Tem grande valor histórico e está distante do centro de Pequim cerca de uma hora e meia. Impressiona mais pela extensão do que beleza.
Bem, então o que mais eu fui fazer por lá? Vocês já ouviram falar na Commune by The Great Wall (sendo a Great Wall a tal da Grande Muralha)? É o máximo! (Obrigada, Tabitha!). Imaginem um conjunto hoteleiro composto por 11 residências e um clube projetados por 12 dos melhores arquitetos asiáticos: Gary Chang e Rocco Yim (Hong Kong), Shigeru Ban, Nobuaki Furuya e Kengo Kuma (Japão), Cu Kai, Antonio Ochoa e Yung Ho Chang (China), Chien Hsueh-Yi (Taiwan), Kanika R’kul (Tailândia), Kay Ngee Tan (Singapura) e Seung H-Sang da Coreia do Sul.
Agora decorem estas casas com móveis desenhados por Philippe Starck, Karim Rashid e Marc Newson among others. Insiram as “beldades” numa paisagem deslumbrante. Vocês não se hospedariam numa delas? Claro que sim? Erraram: claro que não, cada diária gira em torno de U$ 1.400.
Mas as visitariam, certo? Agora acertaram: é claro que sim! Então, foi isso que fui fazer por lá. Admirem (com “água na boca”) algumas delas:
Clubhouse por Seung H-Sang
Cantilever House por Antonio Ochoa
Shared House por Kanika R’Kul
Distorted Courtyard por Rocco Yim
Airport por Chien Hsueh-Yi (Adorei a idéia da inspiração!)
Suitcase House por Gary Chang
Furniture House por Shigeru Ban
The Twins por Kay Ngee Tan
Forest House por Nobuaki Furuya
Split House por Yung Ho Chang
Já a See and Seen (olhem que nome mais poético!) de Cui Kai (olhem que nome pouco poético!), foi a única que pude conhecer o interior, já que não estava alugada (e com aquele “precinho”). Acompanhem comigo:
Fachada
Entrada pelo primeiro pavimento
Início da escada e lavabo no térreo
Também no térreo, living com sala de jantar e "cozinha americana”
Vista do “Family Room” no segundo pavimento
Gostaram? Então marquem correndo uma viagem para 2008 porque além das belas edificações para as Olimpíadas, a Commune contará com mais 35 “villas”, incluindo um Spa e um Kid’s Club.
P.S. Não sentiram falta de uma casa? Deixamos a Bamboo House by Kengo Kuma por último por ser especial - dentro dela está a nossa Mesa BE.
Leiam também os ARTIGOS: PEQUIM - Tradição PEQUIM - Ruptura |