Fashion and Interior Children Design
TODOS OS EXEMPLOS DESTE ARTIGO SÃO PROJETOS DE INTERIORES, DESIGN DE MOBILIÁRIO E EXECUÇÃO DA ARQUITETA IGNEZ FERRAZ
“Espelho, espelho meu, existe um beijinho mais gostoso do que o meu?”
A MODA é cíclica e percorre um caminho com uma evolutiva sensatez.
Selecionamos os modelos mais práticos e usáveis, com alertas para as ligações perigosas, porque o que se vê hoje é uma Moda cada vez mais voltada para o marketing inatingível do trinômio: jovem, magra e alta (além de bela, é claro, mas este é um conceito pessoal e, portanto, variável).
A moda está jovem – aliás, MUITO JOVEM – tanto nas modelagens quanto nos comprimentos. Micro vestidos e shorts, amplidão nos volumes, mangas bufantes e babadinhos... Portanto, optamos por analisar as tendências da moda infantil (com paralelos referenciais ao mundo adulto) dentro dos nossos projetos de Interiores.
Não há dúvida que meninas adoram o rosa (seguido pelo lilás), independente de estação ou modismo. Deixam isso claro quando as entrevisto para projetar o seu quarto. Saia em leves camadas de babados, blazer ajustado por laço, chapéu, sapato “de boneca”... conjunto glamouroso da LILICA RIPILICA.
É preciso muuuitos locais para guardar tantos brinquedos, bonecas e acessórios como bolsas ou enfeites de cabelo – para ela e suas Barbies. Armários-estantes espaçados como prateleiras resolvem a questão. Nas portas de correr exteriores, puxadores estrelares coloridos; nas interiores, desenhos vazados lunares. Um grande gavetão acomoda a tralha maior, formando um estrado. Sobreposto por colchonete com almofadas transforma-se num sofá para assistir a TV ou em cama extra para a amiga.
A cama alta é uma das preferências e ótima solução para ganhar espaço no cômodo – como a poltrona para leitura (em pink, alguma dúvida?) e prateleiras para livros sob ela (um “camarim” é outra opção que inebria as pequerruchas). Aí entra o lado lúdico, o escorrega – mas não se esqueçam que deverá ser removível para não atravancar o ambiente - além do quê, ao crescerem, irão dispensá-lo.
Crianças gostam das referências do mundo adulto, mas em escala apropriada, como a mesa-bar para os estudos.
Sobre estrado que abriga todo o material escolar, a forma semi-circular do tampo auxilia nos deveres, junto à mãe ou coleguinhas. Detalhes de pregas na barra dão o charme necessário ao tubinho, que começa a reaparecer. Sandália com plataforma. A amiga veste casaco-bolero com fru-frus sobre camiseta com o mesmo detalhe e short balonê, forma que começou a ressurgir no inverno 2007, mas dominou os desfiles deste verão com nomenclaturas como ovo, bolha, etc.
Mas cuidado: balonês ficam lindinhos nas crianças, uma gracinha nas adolescentes, bonitinhos nas jovens beeem magrinhas, entretanto horrorozinhos no restante da humanidade.
“Tomara-que-caia” volumoso sobre short seco da CAROLINE ROSSATO. Colorido divertido! Já a MARIA BONITA EXTRA aposta nos contrastes: nova estampa quase gráfica conjugado a blusa romântica com pala de babadinhos. Sempre com cintos (eles estão de volta!) tressés bicolores e sapatos “de boneca” não tão inocentes assim – prateados com solado de cortiça anabela.
Atenção às proporções: Olhem só que graça! Enquanto las chicas usam comprimentos nos joelhos, las más grandes encurtam as saias e alongam os paletós ajustados – nova tendência, fugindo dos casaquetos curtos linha A.
Mãe e filha se vestem em azul-céu, com comprimentos inversamente proporcionais a idade – LILICA e MARA MAC. Por que só a filha sorri?
Além das pregas horizontais e “machos” verticais, outros detalhes femininos como babados, plissados e laços ampliaram suas aplicações, chegando inclusive à moda praia – o que se denota uma inversão, com a moda adulta utilizando referências infantis.
Românticos os plissados no decote redondo e barra desta bata da ELIZA CONDE. Original o laço nas costas do vestido colocado de maneira assimétrica. Da CAVENDISH.
As roupas de banho da SALINAS parecem ter saído direto de histórias em quadrinhos (aliás, é este o tema estampado no biquíni) ou de uma daquelas propagandas com “pin-ups” – mas reparem que charme as pulseiras-bóias – sempre em quantidade! Maiôs: o retorno!
Objeto do desejo feminino, nem as menores escapam: um espelho alto é tudo! E hoje eles não precisam se esconder atrás das portas do armário - estão em evidência em todos os ambientes da casa. Diante dele ela reflete: “Espelho, espelho meu, que tal um legging sob este vestido meu?”
Observação importante: um dos modismos do inverno 2007 foi o legging. Desgraça pouca é bobagem e o perigo não mora ao lado: bate a nossa porta! Não dá para usá-lo indiscriminadamente sob qualquer comprimento de vestido-bata, com qualquer corpo, em qualquer lugar. Estas meias surgiram por influência dos esportes – e até mesmo do balé. Mas, para ambas as profissões é necessário corpos “em forma”, pois não faz sentido se o vestido não for mais curto do que o usual (mas NÃO rente às calcinhas, please!). Para as meninas “metidas a mocinha”, mas travessas como as outras garotas da sua idade, seu uso despreocupa os movimentos exagerados nas brincadeiras.
Agora, voltando à garota da primeira foto que já estava saindo...
Reparem só o detalhe das bolsas de palha e sandálias de tiras da ELIZA CONDE e LILICA...
TAL MÃE, TAL FILHA!
E-mail recebido
Oi, Ignez!
Muito obrigada pela exposição das minhas peças. Achei seu trabalho realmente bem interessante! Acho muito legal comparar moda e design, está tudo ligado com a nossa criatividade.
Parabéns e obrigada,
Carol Rossato
Ficaram lindos! Tem aguma destas fotos em alta? Que pena que não fostes na Le Lis, todas ganharam um perfuminho de ambiente, embalagem normal... Bjs / iesa
vc é muito esperta, mesmo, hein? sempre fazendo altos links! parabéns, as colagens ficaram super-divertidas!
beijo clarice |