Young apartment for a couple
TODOS OS EXEMPLOS DESTE ARTIGO SÃO PROJETOS DE INTERIORES, DESIGN DE MOBILIÁRIO E EXECUÇÃO DA ARQUITETA IGNEZ FERRAZ
Para um jovem casal a grande demanda é por tecnologia. Portanto, sua casa deve abrigar todos os equipamentos – TVs e DVDs (na sala e no quarto), dois computadores - de preferência laptops -, scanner e impressora. A aparelhagem de som é imprescindível, mas hoje um I-pod (ou o I-phone, atual “objeto-do-desejo” da Apple) acoplado a uma caixa de som própria resolve a “parada”.
Para driblar as dimensões reduzidas utilize móveis multifuncionais, como estantes extensíveis “para tudo” (adaptam-se ao tamanho das paredes). Módulos nômades funcionam ora como mesa de centro, ora como banco extra quando acrescido de um futon, e ainda “descansam” sob a estante. Se for apaixonado por um móvel clássico de design, lembre-se que hoje seus preços são acessíveis.
Não caia na tentação dos extra larges. Sofás possuem mecanismos simples para transformarem-se em chaises longues, poltronas bem pequenas são confortáveis e ainda podem apresentar movimentos giratórios na hora do bate-papo, assim como as mesas laterais. Versatilidade e leveza são requisitos fundamentais, como móveis plásticos transparentes, que ainda podem ser empilhados. (Descubram as últimas criações de Tokujin Yoshioka e Patricia Urquiola)
Nos pequenos apartamentos, as modificações em planta devem ampliar os espaços e garantir maior fluidez e luminosidade natural. No exemplo abaixo, a parede que delimitava a cozinha foi derrubada, integrando–a ao ambiente. Uma ótima solução para os que gostam de receber amigos para jogar e cozinhar.
Como o apartamento é apenas para o casal, geladeira e freezer podem ser baixos, sob a bancada, que ganha extensão. Atrás, o painel em madeira elimina o ar “de serviço”.
O armário superior para louças, copos e bebidas, posiciona-se sobre a mesa-balcão, proporcionando anteparo visual.
O novo homem também é vaidoso e necessita um bom espaço no armário. A solução foi dividir o quarto reversível entre um grande closet e um home-office para o casal. O local anterior do armário foi aproveitado como cômoda para as peças miúdas e a segunda TV.
Dê preferência a uma cama que comporte mesas de cabeceira - o mesmo modelo oval utilizado em ângulos opostos é uma solução instigante. Utilize arandelas articuláveis para a leitura - não ocupam áreas das mesas e ainda podem iluminar as fotos (variáveis) dentro da caixa de acrílico na parede.
A abertura da parede que delimitava a área ampliou o escritório, tornando-o mais arejado. Um tampo embutido telescópico na mesa amplia sua área útil. (Inspirem-se neste quarto de rapaz)
Uma única pia às vezes é insuficiente para o casal que sai à mesma hora para o trabalho. O deslocamento da porta para o local do bidê (substituído pela duchinha) garantiu duas cubas na bancada, armário inferior e um bom espelho (vejam um bom exemplo de módulos em resina para casal). Que tal também dois chuveiros?
As opções de formas, cores e revestimentos dependem das dimensões dos cômodos e do gosto pessoal – a busca é pela praticidade, conforto e equilíbrio na composição.
Notas: - Dentro deste mesmo tema leiam como complemento Compactos e Multifuncionais. - Confiram os lançamentos internacionais em Fiera di Milano e Conceito Lapidado. |