Ergonomy and Ecology in the high tech kitchen
ArcLinea, Antonio Citterio, EUROCOCINA 2008
Entre marcas internacionais badaladas de cozinhas, encontramos a ARCLINEA (com armários de cozinha criados pelo ótimo designer Antonio Citterio), a tradicional SNAIDERO ou a sempre elegante BOFFI. Destacam-se ainda as marcas DADA (uma das minhas prediletas), EUROMOBIL, VARENNA, TONCELLI e VALCUCINE. Esta última, que iniciou seu trabalho em 1980, apresenta as propostas mais inovadoras de ergonomia e a maior preocupação ecológica - as duas "vedetes" da nova síntese estética e funcional das cozinhas.
ERGONOMIA
A Valcucine baseia seu SISTEMA LÓGICO na nova coifa LÍBERA e na faixa de 20cm acoplada à bancada batizada de MÚLTIPLA.
LÍBERA é resultado de estudos ergonômicos - afasta os cantos agudos deixando maior espaço para a visão e os movimentos para cozinhar. Tecnologicamente avançada, possui motor potente, removendo todos os vapores e odores, além de ser silenciosa.
A coifa Líbera não faz barulho e pelo seu formato permite movimentos mais livres na hora de cozinhar
Com a faixa MÚLTIPLA em aço inox (cerca de lOcm mais alta do que a bancada) ganha-se espaço com diversas funções:
1- escorredor para pratos e copos que são ligados diretamente ao sifão 2- local para facas e tábuas de corte 3- pequena lixeira embutida 4- tampa removível para a válvula de gás do fogão 5- local com tampa para o material de limpeza
“Container” para o material de limpeza e tomadas escondidas para eletrodomésticos
Graças a esta maior profundidade da bancada de trabalho, os armários superiores podem ser colocados um pouco mais baixos, facilitando seu acesso.
Esquema que mostra as vantagens do acréscimo da faixa MÚLTIPLA, com o rebaixamento da altura dos armários...
... e portas basculantes permitindo uma melhor visão do interior
As portas basculantes ainda são o grande sucesso em todas as firmas. Com diversos tipos de ferragens (inclusive pneumáticas) estas portas permitem maior conforto no interior livre, sem divisões verticais, possibilitando 100% de visão e variando de 1,20 à l,80m de comprimento. O fato do armário se posicionar mais baixo também elimina o problema das “baixinhas”, que não conseguem alcançar o puxador da porta quando ela está suspensa e precisa ser fechada.
PREOCUPAÇÃO ECOLÓGICA
A Valcucine volta a ser pioneira neste quesito. Desenvolveu para as portas dos armários painéis com apenas 2mm de espessura que são fixados à estruturas em alumínio reciclável, tornando-as muito mais leves e consumindo 90% menos madeira. As madeiras devem ser de fácil reflorestamento, com vernizes à base de óleos vegetais naturais.
Outra tendência marcante é a bancada central para o fogão - antes reservada para as cubas e máquina de lavar pratos –, agora com status elevado, possibilitado pelo desenho apropriado de coifas centrais. Com espessura mínima, o must é o fogão embutido (cookTop à gás ou vitrocerâmico elétrico) de quatro bocas (o forno deve ser separado, em altura ergonômica) e uma chapa para grelhados acoplada. Afinal, comida saudável também faz parte das regras atuais.
Como o chique hoje é cozinhar para os amigos, o fogão pode ser embutido numa mesa onde os convidados sentarão para participar da preparação e do papo
Para quem gosta de seguir tendências, o preto está em alta, em laminado à prova d’água
É claro que são soluções para cozinhas espaçosas, muito raras nos nossos apartamentos, quase todos com "cozinha-corredor". Mas existem outras bossas, aplicáveis em qualquer circunstância: . gavetões em alumínio para panelas ou mais estreitas com divisões para talheres e facas para sushi . geladeiras e microondas em aço inox com ar “retrô” . sofisticados misturadores de bancadas, com duchinha para água filtrada (prático para lavar vegetais) e frasco embutido com válvula para detergente
Nota: Gostaram da cozinha da abertura? Querem ver outros ângulos?
Saboreiem!
Nota: - Dentro deste mesmo tema leiam como complemento A nova cozinha funcional e sofisticada da revista SIM! |