Preview autumn-winter 2010
ESTILOS:
1-SIMPLES CHIC O retorno às linhas puras e simples eliminando os detalhes supérfluos. Esta é a nova filosofia do verdadeiro luxo. A descrição é a marca primordial, que combina com os tempos de crise que vivemos. Nas cores também o básico chic: preto, tons de cinza, cáquis, beges e branco. (Obs. As cores neutras, bem como destaques a seguir - influência dos anos 80, assimetrias, drapeados e metalizados - vocês poderão observar desde a análise das tendências 2007)
Jill Sander & Narciso Rodriguez
Destaques:
Vestido Manteau É o casaco usado como vestido - tipo trench, transpassado ou mesmo como robe -, muito forte nesta estação outono-inverno. Na maior parte das vezes, acompanhado de um cinto ou faixa.
Fendi & Lacoste
Tailleur Item fundamental, sempre elegante e básico. Além de tudo é prático. Nesta estação ele ressurge com corte simplificado, com um toque charmoso e discreto sem perder a sensualidade.
Armani e Chanel
Saias Peças chaves da estação, com diversas formas e comprimentos: retas, evasés, plissadas e até mesmo saias militares, com charme sutilmente feminino. Foi símbolo da liberdade pós revolução, aparece renovada.
2-NOITE Para as roupas de ‘noite’ ou de festa, o drapeado retorna triunfante, inclusive nas blusas, como se fossem esculturas.
Ralph Lauren & Gianbatista Valli
Destaques:
Assimetria Outro ponto forte, sobretudo nos vestidos e blusas de um ombro só. Em se tratando de inverno, acompanha a manga longa ou simplesmente sem manga.
Tomara que caia Evoluiu para o estilo corselet, mais cintado, marcando a silhueta. Aparece muito nos vestidos 'noite', tanto clássicos quanto mais esportivos.
Decotes V Gráficos e sensuais, são bem femininos mesmo nas roupas mais conservadoras. O V profundo nos decotes é elemento de pura sedução.
Chloé & Yves Saint Laurent
3-MUSA COQUETE Neste estilo, o uso de rendas, saias mais soltas e babados se destacam. É a elegância para ser explorada como na roupa de festa.
Dolce & Gabbana
Destaques:
Volumes As sobreposições e babados acrescentam leveza e nos remetem ao estilo Belle Époque.
Chloé
Malhas Em casacos, blusas, blusões, aparecem de forma artesanal, explorando os novos fios e misturas, proporcionando volume e silhueta. As écharpes enroladas são um must, inclusive em torno do corpo.
Emanuel Ungaro & Lacoste
4-MILITAR O militar permanece forte nos casacos que lembram uniformes, sobretudo jaquetas de aviadores. Neste caso, as ombreiras ficam aparentes com a cintura mais estreita que pode ser afinada por cinto.
Hermès
Destaques:
Ombreiras Estética dos anos 80, é a nova sensação, dando um ar de executivo ou um pouco militar à mulher. O complemento deve ser sempre bem feminino: saias, vestidos ou mesmo shorts.
Karl Lagerfeld
Couro Retorno do uso do couro dos anos 80, acentuando o aspecto rebelde e sexy nas cores preto, tabaco e marrom. Aparecem em blusas, saias, casacos e até calças, estas como uma segunda pele (quase bota). Clássico e sedutor.
5-LOOK HUSBAND Como o jeans mais largo tipo boyfriend badalado na última estação, agora surgem outras peças do vestuário masculino como o blazer, casacos e trenchs folgados, sobre peças delicadas.
Stella McCartney & Yves Saint Laurent
DETALHES
1-Metálicos Os tons metálicos e o uso de metais vêm substituir os bordados com pedraria e miçangas, com aspecto um pouco mais agressivo. Surgem principalmente nos acessórios e detalhes das roupas.
Ralph Lauren
2-Peles Contrapondo a postura ecologicamente correta, as peles e estampas de animais continuam firmes. Verdadeiras ou falsas, elas aparecem acompanhando vestidos, saias, shorts ou somente como golas ou pequenos detalhes.
Fendi & Lancel
3-Matelassé Utilizado não só nos casacos e coletes, mas até mesmo em detalhes de roupas, numa versão mais leve. Nos acessórios, sobretudo bolsas, proporciona um toque romântico.
4-Botas bem longas As botas tipo mosqueteiros acompanham vestidos e microssaias. Aparecem às vezes com calças como uma segunda pele.
Prada, Stuart Weitzman & Lanvin
5-Cor da Estação O rosa bem feminino poderá vir em gamas, do pastel ao “Barbie”, do vestuário aos acabamentos e acessórios.
Marc Jacobs & Louis Vuitton
Nota Ignez: O métier de primeira dama fascina de repente a moda. Entre escolhas convencionais e partidos mais lúdicos, o uniforme de first lady faz début. O tailleur “comme il fault” não será jamais como antes.
Costume National
Beatriz Novaes é arquiteta e trabalhou por mais de vinte anos na Alínea, produzindo roupa para importantes lojas, como Richards e Mary Zaide. Hoje é consultora da Essencial. Juntas elaboramos artigos e palestras sobre Moda & Design, além da participação em eventos como Casa Cor 96, e Morar mais por menos 2004 e 2005. |