home »
artigos » loft poética do design - linha dancin' days
LOFT Poética do Design - Linha Dancin' Days
Por Ignez Ferraz
Para o Evento “Morar mais por menos” 2010 idealizamos um LOFT (cerca de 30 metros quadrados), composto por lançamento de Linha de móveis multiuso Dancin’ Days by Ignez Ferraz (com diversos tipos de movimentos)- concebida especialmente para o evento - e relançamento dos ícones de Aida Boal. As cadeiras JOÃO CARLOS, ANGELA e AUGUSTA, poltrona com puff - em madeiras alternativas e couro ecológico. Um espaço fluido, flexível e clean, com ênfase no conforto, praticidade e versatilidade.
Para baratear o custo final do projeto, optamos por não interferir na arquitetura, mantendo as janelas originais (sem cortinas), o piso de placas cimentícias Solarium, o teto em gesso, as paredes apenas repintadas (grafite e amarelo), além de uma pequena modificação na elétrica.
As obras de arte foram substituídas por TV com articulação (que mostrará em filmes de sketch-up os movimentos dos móveis além dos ‘eternos’ clássicos), iluminação dramática através de ‘canhões’ teatrais com filtro amarelo (que jorram luz para o teto branco), além de pequenos abajures, arandela e luminária de pé (by Aida) que se posicionam como objetos luminosos.
A sustentabilidade foi também considerada na economia de energia elétrica: utilizamos quase que exclusivamente luminárias com econômicos e duráveis leds, mas que causam um efeito luminotécnico inusitado.
Preocupadas com a inclusão social através da decoração solidária, selecionamos quatro pequenas marcenarias na região serrana para executar o mobiliário, resgatando o trabalho mais artesanal, que se contrapõe à tecnologia dos grandes fabricantes. O mobiliário foi executado com um mínimo de ferragens, tauari natural (reconhecidas pelo Ibama) ou mdf laqueado texturizado para os demais móveis, além de vidro 10 mm, materiais de baixo custo.
O resgate da cadeira de balanço, com design contemporâneo.
Outros itens de destaque: a leveza e pouca espessura na marcenaria e o uso de tecidos pintados à mão, mas executados industrialmente. Como em Milão 2010, grande parte dos móveis são bem claros.
Seu movimento giratório sobre 'pernas' altas, torna-o uma boa opção tanto para a sala quanto o quarto. Composto por gaveta e bandeja (com fundo em vidro) - para uma leve refeição ou o I-Pad - que alonga-se sobre o braço do sofá ou o colo da pessoa sentada na cama.
A posição dos pés enfatiza a caixa em balanço com fundo em vidro, proporcionando-lhe leveza. Dentro, possibilidade de coleções de pequenos objetos ou peças destacadas pela iluminação via "Dot-it". Seu tampo desliza para os dois lados, aproximando-se de uma cadeira mais distante.
As duas banquetas MOMIX são super práticas para os pequenos apartamentos, pois oferecem assentos extras para as zonas de estar e jantar ou ainda no pé da cama. As almofadas removíveis em tecido com riscas irregulares valorizam o design.
Empilhadas, formam uma mini estante. Duas abas laterais em vidro servem como apoio para um copo e dão um movimento à estante.
BAUSCH é uma cama-sofá com simplicidade no mecanismo, composto por cabeceira multifuncional: uma canaleta em cima para colocar fotos, ou pequenos objetos; duas prateleiras laterais que se abrem para apoio dos braços.
Duas almofadas possibilitam o uso confortável como sofá ou encosto para leitura e TV. Tecidos dupla-face da “Viver de Arte” dão um charme extra. A cabeceira também pode ser vendida separadamente para complementar uma cama tipo “box”.
Os nichos possuem prateleiras para livros, óculos e 'dots' internos com controle individual.
Armário-estante componível BOLSHOI
No armário-estante BOLSHOI, destaque para a iluminação interna em fitas de leds e gavetas em acrílico (transparente ou preta) removíveis, adaptadas sobre as prateleiras reguláveis. Um módulo com rodízios pode transformar-se em escada.