New London Architecture
Londres mereceu ganhar o direito de sediar as olimpíadas em 2012. Fez por merecer. Como Berlim, Londres é hoje uma cidade em ebulição arquitetônica.
Sir Norman Foster, arquiteto inglês responsável por grande parte dos projetos alemães – como o belo Reichtag – também atua de forma impressionante no seu país natal. Além do esquisito “pepino” Swiss Re tower, idealizou a nova cúpula do British Museum e o curioso e amorfo Greater London Authority Building.
Sua Millennium bridge dá acesso à nova Tate Modern,
estação de trem reformada pela prestigiada dupla suiça Herzog & de Meuron, ganhadores do prêmio Pritzer em 2001. (Vejam outros de seus projetos em Modernismo gótico, Tóquio veste Prada, e Munique.)
O Underground londrino se prepara para que os atletas atravessem a cidade em 12 minutos. As novas estações da Jubilee line são projetos impactantes de diferentes escritórios, como a Southwark Station de Mac Cormac Jamieson Prichard.
Hoje existe uma busca muito grande pela iluminação natural, e até nos subterrâneos encontramos belas soluções como em Canary Wharf projetado por... Sir Foster, of course!
|